quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Modification à la Demande de Certificat de Sélection

Como já escrevi aqui, eu me separei do meu cônjuge o qual estava participando do processo de imigração junto comigo. E agora chegou a hora de enviar a solicitação de modificação do meu dossiê. Para isso, precisávamos dissolver nossa união estável e eu deveria fazer a modificação do dossiê. 
O escritório de imigração pede uma carta pedindo a retirada além de documentos comprobatórios.


  No caso, ainda não preparei a carta pedindo a retirada, porém já tenho a dissolução pronta e já enviei pra tradução (mais $$$ desperdiçado). Com isso, enviarei para o escritório de Montreal e vou esperar ver o que vai acontecer. Momento um tanto difícil pra mim, mas eu sei que foi eu quem deu o primeiro passo para isso, só que no fundo a gente nunca espera que as coisas terminem por definitivo, ainda mais depois de 10 anos juntos. 
Agora é vida que segue e torcer pra sair logo esse CSQ e mudar logo de vida, não aguento mais esse stand by. Agora mais do que nunca preciso desse recomeço! Confesso que dependendo da data que sair o processo todo, tenho coragem de embarcar em pleno inverno! 


Rita

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

mudanças no processo - no meu processo

Não podia deixar passar em branco as novas mudanças que o BIQ fez recentemente. A nova tabela de pontuação, onde foram excluídos os pontos de adaptabilidade. Isso tem gerado muita especulação e confusão, principalmente para aqueles que estão aguardando a entrevista (EU).
O BIQ tinha postado um texto que deixou todo mundo super empolgado, principalmente porque ninguém quer fazer a entrevista claro, mas no dia seguinte mudou o texto, deixando as coisas mais explicadas. Ou seja, apenas as pessoas que não receberam nenhuma comunicação do BIQ após envio de dossiê é que vão estar aptas as novas regras e nova pontuação.  
Estou numa situação muito delicada no momento, eu e meu conjoint nos separamos e eu não sei como vai ficar meu processo. Nossa separação de fato, aconteceu hoje e finalmente poderei enviar as atualizações para o BIQ. 
O problema é que não informei no decorrer de 30 dias,  conforme o BIQ solicita, e isso tem me tirado o sono. Também estou com medo de enviar agora e o meu processo demorar mais ainda por conta da retirada do meu conjoint do processo. No geral, estou esperando o CSQ tem um ano e meio, desde a data do envio, lá no começo de 2014. Nossa convocação para entrevista veio na época da separação e como ainda não tínhamos definido bem nossa situação deixamos o tempo passar. O tempo passou, tudo se esclareceu e finalmente vamos nos separar. Tínhamos registro de união estável em cartório e estamos fazendo a dissolução o que acaba nos dando uma certidão também. Com essa certidão, eu pretendo traduzir (mais gastos) e atualizar meu dossiê e cruzar os dedos. Eu tenho pontos necessários para imigrar sozinha, tanto dentro da nova tabela de pontuação quanto na antiga. 
O processo é muito longo e muitas coisas podem acontecer, como uma separação. É triste, pois era um plano feito por duas pessoas e agora me encontro sozinha. A decisão foi melhor para ambos, mas não sei até onde essa decisão pode atrapalhar meus planos de imigração.
Eu estou muito segura em relação ao meu nível de francês e também à decisão de imigrar sozinha.
A minha viagem para o Canadá foi de muito aprendizado e só me deu mais certeza de que Montreal é a cidade que tem tudo que preciso e tudo que gostaria de viver. O que mais me preocupa é a questão do trabalho, eu conheci algumas pessoas, uma romena em especial, que imigrou com a família toda e que foi educada no Canadá. Ela foi pra Montreal ainda pequena e fala muito bem francês e inglês, além de ter feito curso superior em línguas e tudo mais, porém, trabalha num restaurante, um lugar fino, mas ainda é um restaurante, ainda é como garçonete e definitivamente, pra mim, não seria interessante fazer carreira fora da minha área. 
No Brasil, tenho um bom emprego e uma "carreira" na minha área e gostaria muito de continuar fazendo o que eu escolhi e o que eu gosto. Muitos blogs dão conselhos de que devemos dar dois passos para trás para poder recomeçar nossa carreira nas bandas de lá, mas confesso que aceitar a situação é um pouco difícil. 

Gostaria de ouvir conselhos de amigos de caminhada, tanto no que diz respeito à como pode ser o processo (se vai atrasar, se vai ser avaliado de forma diferente) por conta da separação e quais as perspectivas dos demais em relação a empregos. O que tem pesquisado, o que vocês acham que pode acontecer, de fato, quando fizerem o landing e forem buscar um emprego.

Um forte abraço e sorte para todos nós!

Rita