sexta-feira, 22 de setembro de 2017

A Rotina

Oi pessoal, a vida aqui já está nos eixos. Ainda não posso dizer que amo esse lugar pois estou em fase de adaptação.
 Mas vamos do começo. Depois que cheguei eu fiz documentos e logo na semana seguinte consegui um emprego temporário. Isso mesmo, com 5 dias depois da minha chegada eu consegui um emprego numa fabrica de decoração de Natal com contrato até novembro.
Depois de cinco dias trabalhando lá, eu consegui um outro emprego e comecei a trabalhar no emprego que estou hoje, que é na minha área de formação. Sim, isso mesmo que você está lendo! eu bati todos os records imagináveis.
Em resumo, eu fui muito sortuda, quase não gastei o dinheiro que trouxe, já estou trabalhando na mesma empresa tem quase um mês e estou me adaptando. Só posso dizer que é muito diferente de trabalhar no Brasil. Meus chefes são pessoas maravilhosas, a empresa é um ambiente super relax e pra melhorar eu trabalho apenas um km de casa. Posso ir a pé pro trabalho.
Sim, eu sou muito sortuda e fico muito aliviada que tudo tenha se passado assim. Apesar de toda essa sorte, a adaptação não é fácil, é muito dificil! Eu ainda falo muito errado o francês e tenho muitas limitações. Nos primeiros dias de trabalho tive crises de ansiedade horríveis, não dormia, o coração disparado, não conseguia respirar. Agora estou melhorando aos poucos.
Vir sozinha foi a decisão mais difícil que tomei e acho que não viria sozinha novamente. Estar sozinha num país onde não se conhece ninguém as vezes é desesperador. Eu estou testando todos os meus limites.
A maior parte dos dias, tenho vontade de voltar pro Brasil, voltar pro meu antigo emprego e pra minha zona de conforto, mas também lembro de tudo que me fez chegar até aqui e o quanto não me sentia feliz com a minha vida no Brasil.
Continuo sem tempo, mas algumas coisas mudaram. Aprecio muito mais os dias quentes e de sol! O sol me deixa muito feliz. Agradeço a Deus toda semana na missa e também peço forças para me adaptar e poder ser feliz novamente.
E cada dia é um passinho a mais, e digamos que os passos são bem pequenos! Regredir na profissão é muito difícil por mais que venhamos preparados, mas trabalhar é muito melhor do que ficar em casa! Acreditem, fiquei perto de uma semana em casa e foi desolador. Doía na alma a solidão e o peso das decisões. Mas o tempo é generoso demais, ele custa a passar, porém quando passa!!!! Fiz algumas amizades e são elas que me fazem caminhar, nem todo mundo vai ser seu amigo pra sempre, mas ter apoio de alguém que pelo menos te ouve, é essencial.
Também comecei as aulas de francês, é uma rotina cansativa, saio do trabalho vou pra aula e volto 10:30 da noite. Meu dia começa as 6:40 e termina as 10:30. Uma jornada e tanto! Sei que é temporário e que o francês vai melhorar e me sinto abençoada todos os dias por Deus me dar tantas coisas boas.
Estou cansada, vivo cansada. Às vezes uma reclamona, mas no fundo sei que tudo vai passar e que uma hora irei encontrar a paz que eu tanto procurei. Não me sinto em casa, mas sinto que cumpri o dever que tinha comigo mesmo, que era de vir aqui, como um dia imaginei.
Já falei das marmitas? Eu adoro cozinhar mas fazer marmita e comer de marmita é muito difícil. Tem dias que morro de vontade é de comer um mc donald's. Meu trabalho fic próximo à um mc donald's e à um Tim Hortons. Por vezes não resisto as gordurezas do Tim mas do mc tento passar longe. Ah que saudades do restaurante da empresa! Mas faz parte, estou me organizando melhor e tentando ser criativa na confecção das minhas marmitas. Morar num studio (kitnet) não ajuda muito mas é o suficiente pro momento. Até eu sentir que deva assumir um compromisso de locação de longo prazo.
Eu odeio mudar de casa, eu acho muito trabalho, mas quem sabe um dia?
Enquanto isso o tempo vai passando e as coisas vão tomando forma e a gente é capaz de ter certeza que fez a escolha certa. Até lá, muita paciência e resiliência.

Até a próxima


Rita

5 comentários:

  1. Olá!!!
    Eu costumo ler muitos blogs e confesso que não escrevo em nenhum :) Mas li seu post e tive vontade de comentar. Você foi muita sincera e admiro muito sua transparência de falar: não amo esse lugar, tenho vontade de voltar todos os dias pro Brasil...pro meu trabalho... Eu estou aqui faz quase dois anos, mas do outro lado, em AB. Eu vim com a família, mas faço suas as minhas palavras. Eu ainda não amo (tem dias que sim rsrs), mas eu sofri demais. O primeiro ano parecia que ia me matar. Eu chorei noites e noites até dormir, eu tive vontade de largar tudo, eu morria de vergonha depois de cada conversa por causa do meu inglês. Tudo era muito cansativo, ainda é às vezes. Ir ao supermercado era um desafio. A marmita é algo que ainda vai me incomodar por muito tempo. Mesmo trabalhando desde que cheguei exatamente no que eu trabalhava no Brasil, nada me preenchia. Eu me apeguei no futuro dos meus filhos que ainda são pequenos. Eu sei que você ainda não tem os seus pra se apegar, mas talvez seja uma opção pensar no dia que eles chegarem rs. E o tempo foi passando.... e nada como o tempo. Eu tenho saudades, mas só de visitar. E essa mudança na minha forma de encarar tudo foi quase que de um dia para o outro, eu nem sei explicar. Eu amo o Brasil, mas não troco a paz que tenho aqui por nada! Eu passo muito menos raiva, consigo planejar muito mais a vida aqui. Meus filhos são outras crianças, muito mais livres... o que eu queria te dizer é que sim dói demais! Dói muito e por bastante tempo. Mas passa....não tenha dúvida que passa! O primeiro ano é o mais insuportável, depois tudo vai melhorando. E aí fica fica o conforto de ter aguentado e a sensação de que valeu a pena, chorar mas não desistir. E não tem nada a ver com orgulho, eu voltaria pro Brasil sem a menor importância da opinião dos outros. Ir ou vir só cabe a nós. Mas aqui é mais tranquilo, é mais seguro, infelizmente a gente tem que admitir isso. Espero ajudar um pouco! Um abraço e tudo de melhor pra você!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Fernanda. Eu sei que o tempo ajuda, já passei por isso antes, mas o tempo custa a passar! Espero ter sucesso seja ficando por aqui ou voltando pro Brasil. Só o que tenho em mente que ainda é muito cedo pra tomar qualquer decisão. Abraços Rita

      Excluir
  2. Muito difícil vir sozinha para um Pais que não se tem nada. Porque?
    Eu cheguei 12 anos atras com familia canadense me apoiando e sofri horrores. Se estou feliz aqui era porque era feliz no Brasil. Não acho aqui melhor, acho diferente. Não entendi porque voce imigrou para ca. Foi convite, trabalho ou desafio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonimo, acho que cada um tem seus motivos para imigrar. Se você era feliz no Brasil e continua sendo aqui, muito bom pra você. Cada um tem uma história diferente, tem objetivos diferentes, por isso tem opiniões diferentes também. Se você ler um pouco alguns outros posts acho que vai encontrar o porquê de eu querer imigrar, ou pode não encontrar também né. Rita

      Excluir
  3. Muita força Rita! Torcendo por você! Não se esqueça de aproveitar as melhore partes dessa experiência, passeie, passe tarde nos parques, desfrute dos lagos, Montreal é muito bonito. Lots of blessings to you!

    ResponderExcluir