terça-feira, 1 de abril de 2014

Dilema

Rapidinhas do processo: Hoje é 1 de abril (dia da mentira) e parece mentira, mas as regras do processo nem mudaram, apenas o número de dossiês conforme informei no post anterior. Estou muito preocupada pois a regra não é clara e não sei onde me encaixo, se nos 20 mil ou se nos 6.5 mil. Enfim, isso eu vou ficar sabendo algum dia.

O dilema que quero expor nem é esse, sobre as datas e quantidades de dossiê e sim sobre como conduzir minha vida durante o processo. Já li muito conselho sobre não parar minha vida durante o processo de imigração. Continuar como se eu tivesse uma vida normal, um pouco difícil pois a gente acaba não querendo se prender a nada, acaba não trocando o carro, se poupando de viajar ou gastar dinheiro pensando no futuro que ainda nem sabe se vai acontecer, e pensando nisso tive várias e várias conversas com a minha mãe sobre a compra de um imóvel. Faz exatamente 3 anos que moro de aluguel e finalmente tenho a oportunidade de financiar um imóvel. Estou quase decidida a investir. Minha mãe vai me ajudar (sim, minha mãe é assim, ela me ajuda sempre, aliás meus pais, tenho só a agradecer as inúmeras oportunidades) com a entrada e as parcelas vão ser praticamente as mesmas que venho pagando de aluguel. Esse final de semana vou ver o apartamento, ele é pequeno, já o vi por foto, mas tem o que eu sempre procurei, 2 quartos, sacada e aceita ar condicionado. Com adicionais como piscina, salão de festas e portaria 24 horas. É num lugar legal, perto de supermercado, do lado de um posto de combustível e não muito longe do centro da cidade. Enfim, me parece muito agradável. A principio eu não iria tocar na minha poupança projeto Canadá. O problema é o depois, quando o processo finalizar (isso daqui 2 ou 3 anos). Como ficaria esse apartamento? Será que meus custos serão muito altos? Será que estaria tomando a decisão certa?
Minha mãe me fala que é um investimento, que eu já tenho quase 30 e preciso investir no meu próprio imóvel. Meu namorido fala que não devíamos investir por conta do projeto Canadá, pois teríamos uma dívida longa de muitos anos, mesmo alugando o ap.
O que eu penso? Bom eu estou louca pra ter uma casa minha, onde eu possa furar as paredes sem pensar em consertar, onde eu possa mudar de cor, mudar o piso e tudo que eu quiser. Sim eu estou muito cansada de morar de aluguel e estou muito propensa a comprar esse apartamento e quando a decisão do processo de imigração chegar eu tento alugar mobiliado, antes de ir pro Canadá, ainda com meu emprego pra não correr riscos de deixar sem alugar e ter mais uma dívida antes de ir pra lá.

Sei que por outro lado, posso estar sendo movida pelo desespero. Só acho que o conselho ainda é válido, não deixe de viver sua vida enquanto espera o processo pois pode dar tudo errado e você se frustrar e deixar ter passado anos e ter deixado seus planos de lado.

E vocês o que acham? Vocês investiriam num apartamento estando no processo de imigração?
Se não, qual motivo, se sim quais os benefícios que vocês enxergam na aquisição de um imóvel?

24 comentários:

  1. Olá,
    Esse é um problema muito comum para o pessoal que está planejando ir embora. Vou contar o meu caso e depois dar algumas opiniões/sugestões.
    Eu e minha esposa compramos o apartamento uns 6 meses antes de imaginar em imigrar. Agora são quase 4 anos de casa própria e ainda muitas dúvidas sobre o que fazer, pois vamos para o Canada em julho. Pense em algumas coisas como:
    - Quando você for, você irá vender ou alugar? Alugar te traz algum chão firme para caso a gente por qualquer motivo resolva voltar ao Brasil, mas a insegurança de precisar sempre de algum inquilino para pagar o aluguel e você ter renda para continuar pagando o financiamento. Vender você pode sair ganhando ou perdendo dinheiro, depende do bom negócio, sem contar o problema emocional de se desfazer da sua primeira casa!
    - Ao simular o financiamento, eu trato a seguinte forma a prestação: amortização mensal = seu patrimônio crescendo; juros = dinheiro pelo ralo. Faça as contas, comparando o valor total mensal de juros com o seu aluguel mensal atual.
    - Veja que o mercado imobiliário está totalmente inchado, tendendo à estourar uma crise com muitos imoveis à venda, e preços despencando nos próximos 2 ou 3 anos. Pesquise para você ter a sua opinião sobre isso.
    - Você é boa em contas e Excel? Planilhe tudo, com valores das simulações de financiamento, gastos com a transferência e documentos do imóvel que pode chegar facilmente à 10.000, comparando quanto você vai gastar/investir comprando ou alugando, fazendo a previsão ao longo do tempo até quando você for ao Canada (em 2 ou 3 anos)
    - Veja que, caso você coloque ele para alugar quando você for,pode ser que o valor pago por quem alugou não cubra o valor da prestação do financiamento. (vai depender da sua entrada e prazo). Tenha noção do aluguel nesse prédio que você gostaria de comprar.
    - Não ter uma casa própria não significa que você não tenha um investimento. Esse dinheiro da entrada pode estar aplicado em algum lugar e render algum % que deve entrar na sua planilha. Eu tenho amigos (que não vão para o Canadá) que preferem deixar o dinheiro investido (dinheiro da entrada ou até mesmo o valor do imóvel) e continuar pagando aluguel, pois eles se encaixaram nessa conta.
    Realmente é uma dúvida muito cruel, principalmente por se tratar de valores altos dentro da renda de uma pessoal ou família. Na minha situação eu acho que fiz um bom negócio porém eu não sabia que iria imigrar e tive um prazo de 4 anos. Hoje com o processo (talvez) mais curto eu não sei se eu me arriscaria a comprar.
    Espero ter ajudado, e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Só mais uma coisa para por na balança: Quando você for, o processo para alugar ou vender seu apartamento PODE demorar MESES. É mais uma bela dor de cabeça que eu não queria ter para quem estará super preocupado com outros assuntos da mudança de país!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo,

      Estou tentando colocar em analise a maioria dos critérios citados por você. A entrada é um dinheiro que minha mãe vai me dar e + meu fgts. O imóvel está muito barato, mas bem mais caro do que a pessoa que comprou inicialmente. O meu maior problema é o depois, eu tenho medo de demorar para alugar e ficar com pendências aqui e começando a vida nova lá!

      Excluir
  3. Oi Rita, acho que o momento é esperar passar a copa,os preços devem cair.Antes de investir uma quantidade considerável de grana você deve ponderar (e ser pessimista mesmo) o quanto isso pode afetar seu processo. Vai ter grana pra continuar estudando? E o federal? E as taxas? E a variação cambial? Minha profissão tem alta empregabilidade no Québec? Acho que esses são fatores muito importantes.Demorei 3 anos pra conseguir o visto e te digo que se não tivesse investido hoje estaria preocupado. Longe de mim dizer pra você não comprar mas espere um pouco. O montante que você tem invista em algo que dê bastante retorno,como títulos do tesouro. Boa sorte no seu processo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também já pensei em aguardar um pouco mais para ver o que vai acontecer depois da copa. As taxas do processo são tranquilas eu já tenho uma pequena poupança pro processo. O dinheiro que pago de aluguel seria o dinheiro da prestação então não teria muita diferença no meu Budget. O maior problema pra mim ainda continua sendo quando eu chegar no Quebec. Sou da área de ADM e falo francês (não tão eficiente) e o inglês é eficiente. Acho, achismos mesmo, que não terei tantas dificuldades em encontrar um emprego, pelo fato de ser bem abrangente. Mas morro de medo de dividas e ficar tendo que enviar dinheiro pro Brasil seria bem complicado pra mim! Vou dar uma olhada nos títulos do tesouro. Quem sabe não é!

      Excluir
  4. Rita...
    Eu estou nesse "dilema" a 1 ano, pois já tenho esse tempo de provincial. Sabe o que eu tenho feito nesse tempo: vivendo, me permitindo conhecer pessoas novas, lugares novos, experiências novas. Claro que tudo que tudo que demanda uma quantidade superior de grana eu não estou executando, pois também tenho que guardar dinheiro pra ir embora, mas eu me fiz uma pergunta: é certo comigo me privar de fazer coisas aqui no Brasil por uma coisa que ainda nem aconteceu? Tudo bem que nessa fase estamos nos preparando financeiramente e tal, mas não acho justo de me privar de experiências no país, que se Deus quiser, serão as últimas como morador efetivo deste lugar.

    Bonne chance...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente como penso, imagina se der tudo errado e eu ter deixado de viver a vida aqui. Tenho muito medo de perder 3 anos de minha vida e não dar em nada! Se o processo fosse um pouco mais transparente e me deixasse mais segura, eu até acho que ia guardar todo dinheiro possível e me privar um pouco mais.

      Excluir
  5. Sim, comprar sempre. Eh investimento para a vida. Moro no Canada, pque casei com canadense e a minha sogra foi visitar o Brasil ,anos atras ( eu nao conhecia eles) se apaixonou e comprou uma casa numa cidade do interior do sul. Ela morava la 1 ano e voltava pro Canada. Sempre alugou para medicos e professores. A casa era do lado de uma faculdade. Isto virou uma rotina por 25 anos. Numa das vindas vieram os filhos dela e entao conheci meu atual marido. Ela sempre aconselha a comprar imoveis e nunca vender. Precisou vender ja pela idade a casa no Brasil e foi uma choradeira so. Eu e meu marido compramos uma casinha nos USA na fronteira ja que moramos bem perto. E outra , conheco imigrantes que vendem tudo no Brasil para ter $ aqui e gastam tudo e depois nao tem nada, e aqui vivem de aluguel, Nada aqui e nada la. Eh de se pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mesma coisa que minha mãe diz. OK que eu acho que um pouco é porque ela não quer que eu vá pro Canadá, mas acho que ela tem razão, 3 anos de aluguel é um dinheiro jogado fora que não tem retorno. De qualquer forma ainda preciso estudar bem todos os ângulos desse investimento para tomar a decisão mais acertada.

      Excluir
  6. eu nao compraria, nao.
    Pretende ter um vinculo no BR, uma fonte de renda ? Se a resposta for *sim*, dai ficaria uma opçao.

    Pessoalmente, eu vim pro Canada e recomecei do zerao. Ter um imovel no BR talvez ajudasse, talvez atrapalhasse .... se tem o $$, invista em algo solido, converse com seu banco e deixe o $$ tranquilo. Os imoveis aqui em QC sao maiores, mais bonitos e mais baratos. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não queria nem ter uma renda, pois se alugar vai acabar que o aluguel vai pro pagamento das parcelas. O meu maior medo é voltar pro Brasil e não ter nada e ter de recomeçar sempre do zero. Seria mais uma segurança.
      Os meus maiores medos são não conseguir pagar o imóvel ou ir pro Canadá e decidir voltar e não ter nada no Brasil. Realmente pode ajudar ou atrapalhar. Estou pensando e estudando muito as possibilidades!!! Obrigada pelo comentário! :)

      Excluir
  7. Olá Rita, compartilho de dúvidas parecidas também com minha esposa. Imagino o quanto é ruim pagar aluguel, mas de fato este processo é uma escolha que, infelizmente, nos faz nos privar de uma coisa ou outra, seja por conta dos sacrifícios para investir em cursos, taxas, o nosso tempo ou quando alguns planos ficam ligados diretamente ou indiretamente ao Canadá. Creio que devemos continuar aproveitando, não deixar de viver tudo o que pudermos, buscar manter nossa mente saudável, usufruir de experiências menos "custosas" e que não afetem tanto o futuro, mas algumas coisas não tem como fugir, ou é ou não é. Investimentos requerem perdas para ganhos maiores depois, imigrar também é um investimento. E entre essas perdas creio que comprar em imóvel aqui não é a melhor escolha. Se há uma grana para entrada, guarda essa grana, conversa com tua mãe para ela não descartar essa ajuda e te ajudar quando todo esse processo passar. Dando certo ou não. Creio que ter mais condições para investir em sua carreira com cursos no Canadá ou talvez em uma moradia no Canadá, isso sim vai lhe trazer segurança para nem precisar voltar. E se der uma zebra e precisar voltar? Aí você vende o que conquistou lá e compra algo aqui. Tenho certeza que com o que conquistou no Canadá, financeiro e intelectual, logo logo você vai comprar uma moradia aqui. Agora está no Canadá se preocupando com coisas do Brasil, pagando financiamento, etc etc não é a melhor escolha.
    Abraço! =]
    Ah, se alegre em ter enviado seu processo antes dessas mudanças, eu ainda preciso do tcf e pelo jeito dificilmente conseguirei enviar antes dos 6500. Mas tô em paz de chegar cada dia mais próximo do perfil necessário e tenho fé que uma hora tudo se encaixa. Abaixo um texto que gosto muito:

    Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:
    tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,
    tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir,
    tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,
    tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter,
    tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora,
    tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar,
    tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.
    Eclesiastes 3:1-8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada pelas palavras Romim! Realmente ir pra lá com pendências financeiras é o que mais me preocupa! Ainda não sei o que fazer mas pode ter certeza que toda a opinião de que vive esse sonho de ir pro Canadá será levada em consideração!!!! Abraços

      Excluir
  8. Olá Rita! Compartilho das mesmas angústias, colocar a vida em pausa ou continuar? Pra umas coisas eu dou pausa, para outras em toco em frente pq cada dia que passa o processo todo fica mais incerto e não é possível mensurar datas e prazos pra nada, por exemplo se eu soubesse uma data fixa de tudo isso acabar, com certeza eu pouparia mais, viajaria menos por exemplo. Como eu não sei, não me privo de certos prazeres como a passear pq daqui a pouco minha filha cresceu e eu não aproveitei nada com ela, entende? Enfim, no seu lugar eu compraria, pensa só, o dinheiro que vc investe em aluguel vai todo pro ralo, agora em algo que é seu, na pior das hipóteses vc pode vender e tirar uma grana. Não compensaria se vc fosse atribuir um gasto extra, mas como vc já gasta mesmo com o aluguel, porque não?
    Espero ter contribuido de alguma forma!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana, obrigada pela resposta!!! Pois é, e como minha mãe apoia a compra mas não apoia minha ida ao Canadá fico ainda mais tentada à comprar. É tão difícil tomar uma decisão acertada quando se está participando do processo! Sábado eu vou ver o AP, vamos ver como vai ficar!!!

      Excluir
  9. Oi,
    Comecei a ler seu blog recentemente. Estou adorando. :-)
    Eu acho que você deveria comprar sim. Será um investimento. Além de você poder aluga-lo quando for pro Canadá, você tem a opção também de vende-lo e pode ate ganhar uma grana a mais, já que normalmente os imoveis valorizam bastante.
    Beijos.
    Jana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jana,

      Obrigada pela visita e que bom que gosta do blog!!!! Eu também acredito que chega ser um bom investimento, mas é um grande passo para quem pretende imigrar! Eu também acredito que vai valorizar bastante! Vou fazer um post com as fotos e as simulações dos custos e tudo mais!!! Abraços

      Excluir
  10. Acho que não tenho muito a acrescentar ao que o pessoal já falou, a não ser, talvez, o que eu fiz no meu caso. Eu me mudei para São Paulo sem ter a menor vontade de ficar lá por mais de três ou quatro anos. Já estou indo para o meu sétimo ano. Só no aluguel o tempo todo. Apesar de não achar que aluguel é dinheiro jogado fora - afinal, você paga pelo imóvel e o usa de fato, diferentemente, por exemplo, de um seguro de carro, que você paga rezando pra não usar -, é melhor ter sua casa própria, se for possível.

    Como eu não queria morar mesmo em São Paulo, nem cogitei a ideia de comprar. Ou melhor, cogitei ano passado, quando pela SEGUNDA vez, pediram para eu sair do apartamento porque iam vender. Mas só por isso, só pela vontade de ficar tranquilo em relação a onde eu ia dormir à noite em vez de recear que tivesse que procurar um novo canto a cada 6 meses. Fora isso, minha cabeça sempre esteve voltada para juntar grana para quando fosse para o Canadá. Se o Canadá não desse certo, eu iria para outro lugar, fosse aqui no Brasil, fosse em outro país. Mas em São Paulo eu tenho certeza de que não ficaria.

    Mas não deixei de fazer outras coisas, não. Claro que a realidade financeira de cada um é diferente. Para um, poupar pode significar "ter de abrir mão até da cerveja do fim de semana", enquanto pra outros pode significar "viajar dentro do Brasil nas férias em vez de viajar pra fora". Então, não dá muito para comparar. Eu economizei no que pude e achei que não me deixaria com sensação de vazio, mas fiz o resto que eu achava que tinha ou merecia.

    Estou no finzinho do processo, mas eu não compraria nada agora. Investimento, você pode ter vários, e não precisa ser um apartamento. O dinheiro que você pode receber com o aluguel talvez seja uma boa fonte de renda enquanto estiver lá no Canadá, mas vai ter de deixar alguém tomando conta da coisa toda aqui por você. Eu não tenho a menor pretensão de voltar, embora a gente nunca saiba o que vai acontecer, pra mim não serve ficar "meio lá, meio cá". Eu estou indo de vez, pra começar do zero, com tudo que eu tenho. Se tiver de voltar, voltarei também do zero, com o que tiver sobrado.

    No fim, a gente quer garantias, mas não há nenhuma. A decisão que você tomar será tão válida e boa quanto qualquer outra. Faça o que te deixar mais tranquila.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é duro não ter garantias mesmo! Eu também morei um ano em SP e diria que se estivesse na sua situação também seria difícil investir em SP. Tudo caro e o CAOS era o pior, eu não aguentava. Fiquei muito feliz em ter sido transferida!!!

      Obrigada pela opinião Doug!

      Abraços

      Excluir
  11. Oi!
    Também comecei a ler seu blog a pouco tempo e estou gostando bastante!
    Vou deixar aqui meu pitaco também. Não pare a sua vida durante o processo de imigração por mais que te pareça sensato voltar todos seus esforços pro Quebec. Ao imigrar você já vai 'parar' a sua vida de qualquer forma pra iniciar uma nova, então não deixe que a vida e as oportunidades que você tem hoje passem batido. Se sair o processo vende, aluga, deixa a mãe morando nele! Pra tudo dá-se um jeito! Difícil mesmo é recuperar as oportunidades perdidas. Boa sorte, vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É disso que tenho medo, deixar a vida passar, viver em função do meu sonho e não conseguir realiza-lo! :S
      Difícil a decisão viu!!! Obrigada por acompanhar o blog

      Excluir
  12. Pois é Rita. Meu caso também é complicado. Decidimos imigrar quando eu á estava no terceiro ano do curso de Direito. Então enfrentei o dilema de concluir ou não o curso, mesmo sabendo que teria mais dois anos pela frente, e pior, sabendo das dificuldades de se trabalhar na área juridica no Québec, e mais, sabendo que os 5 anos de "sofrimento jurídico" não dariam um pontinho sequer no processo de imigração, aliás, até dá, mas apenas pelo fato de ser uma graduação.
    Resolvi continuar e agora estou no último ano da faculdade, vendo meus amigos passando em concursos públicos, cargos comissionados, OAB, etc, e eu levando a faculdade "com a barriga" só para terminar, fazendo uma graduação EAD em paralelo na área de TI para conseguir uns pontos no processo, conseguir ter emprego e estudando francês como louco para conseguir o B2. Tudo isso com a espada do limite de 6500 vagas pairando sobre minha cabeça e o fato de eu não ser mais nenhuma criança, tenho 30 anos, afinal, não tenho tempo a perder.
    Enfim, deixei de lado uma carreira juridica, estabilidade estatal, etc, para sonhar com uma vida no Québec. Espero ter tomado a decisão correta, pois não terei muitas chances.
    Esse ano nossa casa ficou pronta e logo nos mudaremos, mas até nisso a decisão de ir embora interferiu. Construimos uma casa simples, pequena, com móveis baratos e sem muito luxo, justamente pelo fato de não sabermos se amanhã iremos embora. Enfim, é o meu relato.

    Outra coisa. Vi em algum lugar alguém reclamando que o BIQ não estava dando atenção (nem convocando) aos dossiês das pessoas do grupo de 6 pontos, que é nosso caso (meu e, até onde sei, seu também). Você ouviu falar algo sobre isso?


    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, compartilho da sua situação mas não perca as esperanças. Vá se preparando, pois eu acredito muito que se você tem um objetivo na vida se você tiver força de vontade você consegue realizar. Claro que o Canadá está fechando muitas portas, mas não desanime, logo todo esse esforço será recompensado. Sobre sua casa, pense que é apenas um investimento, pois é assim que penso quando penso na possibilidade de investir em um imóvel no Brasil. Minha casa dos sonhos está lá no Canadá, onde eu não preciso de muros e segurança máxima, onde tem gramado ao invés de cimento!!!!

      Sobre o seu comentário sobre as pessoas do grupo dos 6 pontos eu não ouvi nada mas acredito que possa ser verdade sim, afinal se chegar uma enfermeira depois da gente, a prioridade é dela! Só vou ficar tranquila o dia que receber o débito no cartão e ter meu dossiê finalmente aberto. Assim saberei que não importa quanto tempo leve, estou dentro do processo e algum dia estarei no Canadá!!!!

      Abraços

      Excluir



  13. Bem-vindo ao HARRY CLARK Loan Service Company, (um serviço personalizado para todas as suas necessidades financeiras) Nós, fornecer empréstimo a uma taxa muito baixa de juros de 3%, oferecemos empréstimos pessoais, de consolidação da dívida empréstimo, Venture Capital, Negócios, Crédito para a Educação, Home Loan, e Empréstimo por qualquer motivo e necessidades urgentes !. com uma duração máxima de 10 anos. Você já foi rejeitado pelo seu banco? Você
    tem mau crédito? Você tem contas a pagar? Você está em dívida? Você precisa montar um negócio? Não se preocupe mais como nós estamos aqui para oferecer-lhe um empréstimo com juros baixos. As nossas gamas de empréstimo de $ 2.000 USD para US $ 50, 000,000.00, Nós também emprestar em dólares dos EUA e Euro !! Contacte-nos hoje via e-mail; harryclark353@gmail.com

    ResponderExcluir