domingo, 4 de maio de 2014

FSW balançou nossas mentes

Como todo mundo sabe, foi aberto o FSW dia 01/05 com novas profissões e balançou muito as mentes aqui de casa. Quando vi que a profissão do namorido estava inclusa eu literalmente surtei e queria me arranjar o mais rápido possível para podermos aplicar também pelo FSW.  Porém passado a euforia começamos à pensar como seria aplicar pro FSW e resolvemos que aplicar para o Federal não seria uma boa opção no momento, o primeiro empecilho é o dinheiro. Nessa parte inicial do processo provincial gastamos mais de 6 mil reais contando traduções, provas, e débito da taxa da abertura do dossiê, e para aplicar para o federal teríamos que reunir novos documentos, mais gastos com prova de IELTS para o namorido, e finalmente, teríamos que comprovar 14 mil dólares através de extrato bancário etc etc. Ou seja, o maior empecilho é o financeiro MESMO. O provincial é longo sim, mas nos dá tempo de nos prepararmos melhor financeiramente e pesquisarmos ainda mais sobre a belle province, mas aqui em casa o assunto não foi totalmente decidido pois eu sou pró-Quebec! Amo a ideia de morar num lugar onde posso desenvolver meu francês, onde posso ter um pouquinho de Europa, já o namorido não é tão empolgado, ele é mais a favor da área de Vancouver, o principal problema pra ele é a língua francesa que ele não domina at all e acha que terá mais dificuldades do que se fosse para o lado anglófono. Enfim já combinamos de que se nada der certo no Quebec e que se ele achar um emprego em outro lugar, podemos nos mudar, afinal o Canadá é tão grande não é mesmo! 


 

4 comentários:

  1. Também fiquei pensando quando vi a abertura do FSW, mas nem cogitei mudar... apesar de que Vancouver também parece muito bom! Mas a cultura mais "europeia" do Québec me atrai mais, eu acho... isso e o fato de sempre ouvir falar de que Vancouver é "Raincouver"... ou seja, chove a toda a hora... :)

    ResponderExcluir
  2. Eu também gosto dos ares europeus, mas de qq forma ficamos apenas com o processo pelo Québec, não ia rolar fazer tudo de novo para o federal.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rita, tudo bem?
    Você poderia me dar uma luz, por favor?
    No seu dossier, você enviou sua certidão de nascimento (e os outros documentos que precisam ser copie certifiée conforme) de acordo com o que eles pedem, ou seja, uma cópia simples com a assinatura do emitente? Ou você enviou os originais?
    Ouvi dizer que é possível enviar os originais ao invès das cópias certificadas, mas não tenho certeza.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade nenhum nem o outro. Eu não fiz a copie certifiée conforme como é pedida e os originais eu jamais mandaria, apenas os testes de TCF e o IELTS foram originais ah e meu imposto de renda. Do resto eu tirei cópias e autentiquei tudo em cartório. Até quando eu mandei, antes de 31/03 o BIQ aceitava cópias autenticadas em cartório. Espero ter ajudado

    ResponderExcluir