quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Obligation de fournir les documents demandés

Na terça feira, uma chama de esperança se acendeu pra gente! O BIQ nos enviou um email para enviarmos alguns documentos "faltantes" e também para atualizarmos nosso dossiê. Pelo andar da carruagem, temos esperanças de que 2016 seja o ano da mudança! e que 2015 será repleto de fortes emoções! Foram 10 meses sem nenhum contato com o BIQ e ao que tudo indica, sinto cheiro de uma convocação para entrevista agora em Setembro, se Deus quiser!
Vamos aos documentos:
- Pediram pra gente enviar o Diploma do Conjoint, a gente tinha mandado o certificado, pois o Marcos não tinha retirado o diploma, nesse caso eu já meio que esperava. Ele já tem o diploma e já estamos providenciando a tradução.
- Pediram também : "Original ou copie certifiée conforme de preuve des cotisations sociales ou preuve de paiement de l’impôt sur le revenu pour attester la légalité de l’expérience professionnelle acquise au cours des cinq années précédant le dépôt de votre demande de certificat de sélection"
 Meu e do Conjoint. Nós já haviamos enviado o imposto de renda, porém pelo que li na cartinha explicando, não poderia ser considerado conforme trecho abaixo:
* "tout relevé électronique doit être certifié conforme par une autorité reconnue pour être accepté;"
* " si la copie certifiée conforme par l’émetteur ne comporte ni sceau ni signature originale ou si elle comporte une signature électronique, vous devez nous la faire parvenir sous enveloppe scellée par l’émetteur."

E foi só isso mesmo, as demais coisas parecem estar todas corretas.
Junto ao email veio um anexo B onde podemos atualizar nossos dossiês. isso quer dizer que devemos garantir aquele pontinho de Sejour, quando o Marcos foi para o Canadá, isso nos garante 60 pontos, faltando apenas 3 para conseguir na entrevista. Isso deu um gás pra mim, pelo menos, focar no francês e preparar nosso plano de imigração o mais rápido possível.
 Esse contato dá um alivio tão mas tão grande que parece que logo o seu sonho vai se realizar, que falta muito pouco! Sei que ainda tem muito chão pela frente, mas é mais um passo para nossa tão sonhada vida! Confesso que tenho andado muito triste e indecisa, a vida aqui não está fácil pra gente.
Agora estou correndo atrás dos documentos federais, quero deixar tudo pronto. O mais difícil está na parte de pegar os antecedentes criminais dos países que moramos. Eu morei na Bélgica e o Marcos na Alemanha por um ano. Se alguém souber o caminho nos avise! Eu já mandei uma solicitação pra Bélgica, por email num contato que achei no google, agora da Alemanha nem eu nem o Marcos sabemos.
O que eu desejo pra 2015?

Além de paz e felicidade, desejo uma chuva de CSQs para todos que estão aguardando!

Abraços



34 comentários:

  1. Que legal...sinal que eles estão vivos e trabalhando hehehe. Vendo o que você disse que eles estão pedindo para seu dossiê, surgiu uma Estou com medo de eles também pedirem estes comprovantes dúvida. Você não enviou estes documentos <<>> ou eles não aceitaram o que você enviou? Estou sem saber o que fazer porque o pessoal da receita federal não assina nenhum documento que eles emitem (suspeito, não?) e dai enviei todas os comprovantes de pagamento de imposto de renda sem assinar ou carimbo. Estou com medo de eles também pedirem estes comprovantes pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, eu enviei o IR também sem nenhuma assinatura, pois não consegui. Agora vou enviar o CNIS mesmo. Hoje fui lá e consegui pegar, por sorte a atendente foi muito bacana e carimbou todas as paginas e nos desejou muita sorte! Muito diferente de uma outra vez que me informou que só poderia com horário marcado. O meu companheiro tentou pegar numa agência do interior e não conseguiu a droga do carimbo. Agora vamos ver se vai adiantar só o CNIS .

      Excluir
    2. Oi Rita

      Já esperando que o BIQ peça os mesmo documentos pra mim, que também enviei o IR sem carimbo e assinatura, fiquei essa semana aqui quebrando a cabeça pra descobrir uma maneira de conseguir dados oficiais da receita. Não sei se estes documentos serão aceitos caso eu precise usá-los, mas na falta de ajuda da receita federal já estou providenciando os seguintes: (1) extratos do meu banco assinados e carimbados pelo gerente, onde é declarado que houve restituição de imposto de renda. Penso assim....se houve restituição é porque eu paguei imposto... e (2) o extrato que todas as empresas fornecem aos funcionários com dados do imposto de renda. Se conseguir que o RH da empresa assine e carimbe este extrato de I,R acho que pode ser de ajuda também. Tudo bem....ainda não é a receita federal maaaas já é alguma coisa.

      Excluir
    3. Diogo, não tem como você pegar o extrato do CNIS, pois até agora que tenho acompanhado, é o que mais tem dado certo! Talvez esses documentos que você mande ajude sim, mas talvez seja arriscado também. Fora que traduzir tudo isso vai ficar custoso. Essa receita federal está dificultando muito!! Custa bater um carimbo não é mesmo? Boa sorte pra você

      Excluir
    4. Olá,

      Quantos aos docs do INSS e/ou IR tenho as seguintes dúvidas abaixo. Vocês podem me ajudar?

      1) Se obrigatório o comprovante do IR, o que deve ser impresso? Deve ser resumido ou completo?
      1.1) Pode ser impresso no próprio programa da Receita e/ou pela internet?
      1.2) Precisa ser carimbado pela Receita?

      2) Se obrigatório o comprovante do INSS (CNIS), o que deve ser impresso? Deve ser resumido (só nome da empresa e data ínicio e fim) ou completo (detalhe dos valores pagos mensalmente)?
      2.1) Pode ser impresso pela Internet?
      2.2) Precisa ser carimbado pelo INSS?

      Muito obrigado!
      Abs.

      Excluir
    5. 1 - O IR não é obrigatório, você deve fornecer ou o IR ou o CNIS, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo BIQ. Eu enviei todas as cópias do IR (sim gastei uma fortuna).
      1.1) Pode sim, mas você precisa de um carimbo da receita para que seja uma cópia certificada se não eles não aceitam MESMO.
      2) Mesma coisa da primeira pergunta, ou um ou outro. O meu foi das experiências declaradas no BIQ. Eu pedi o extrato de todas as contribuições onde constam todos os salários. Eu não tenho muita experiência então só foram 3 paginas. Acho que você só deve mandar aquilo que você quer que conte como experiência.
      2.1) Eu acho que pode, mas é muito mais fácil você pedir pro INSS imprimir ai já aproveita para carimbar.
      2.2) Infelizmente precisa. O pessoal falou que precisa do carimbo da agência e do carimbo da pessoa que te atendeu. Eu só consegui o carimbo da pessoa que me atendeu, agora não sei se mando assim ou se tento verificar mais uma vez o da agência. A agente me disse que não há outro carimbo além do dela, pois a folha já vinha com as informações do INSS.

      Excluir
    6. Pessoal, como ficou a situação do carimbo? Eles aceitaram somente o carimbo do atendente do INSS? Obrigado

      Excluir
    7. O meu aceitaram somente o carimbo da atendente do INSS e não tive entrevista. CSQ em casa tranquilo.

      Excluir
  2. Fico muito feliz em ver que o BIQ está mexendo, ao tempo dele, mas está mexendo...
    Sei muito bem o que é isso, pois estou apenas aguardando a entrevista, já que o BIQ me disse que eu tenho agora é que aguardar a entrevista.
    Vocês atualizando o dossiê não tem erro, entrevista com certeza. E que venham chuvas de CSQ em 2015 :)
    Boa sorte...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou muito ansiosa para que a entrevista aconteça esse ano ainda! Espero que atualizando o dossiê a gnt consiga já ter uma convocação da entrevista!!!! Boa sorte pra gente Tiago

      Excluir
  3. Rita, onde você carimbou as declarações do imposto de renda? Me pediram também. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não carimbei Raquel! Por isso que eles me pediram mais documentos, no caso os comprovantes de contribuições. Eu peguei o CNIS e agora estou mandando pra traduzir. Vamos ver se vai ser suficiente! Espero que sim!!!! Infelizmente o imposto de renda foi dinheiro jogado fora na tradução. Se você só tiver o IR vai ter que arrumar um jeito de carimbar pois o BIQ não vai aceitar.

      Excluir
  4. Rita, nesse email que vc recebeu dizia "intention de rejeter"??
    eu acabei de receber um email de intention de rejeter e quase morri, eles não aceitaram o meu imposto de renda ( que foi sem carimbo e sem assinatura) mas como eu vou resolver isso????? e agora???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu não veio um email de intention de rejeter. Só veio Documents manquants ou non conformes et mise à jour de votre dossier.
      Olha o negócio do IR eu acho que a forma mais simples de resolver é: Pegar o Extrato do INSS (CNIS) e pegar carimbo do INSS e enviar pro BIQ. Se você não tiver como, vai ter que arrumar um jeito de alguém da receita federal assinar seu IR em todas as páginas. Infelizmente essa é a única solução pelo que eu vejo! Boa sorte

      Excluir
    2. Rita muito obrigada por responder! agradeço ao outro colega tb que respondeu e me acalmou!! rs. O meu problema nesse caso é um pouco mais sério... um período que consta no IR não consta no INSS por isso mandamos o IR. Mas não tem jeito nenhum de faze-los assinar o IR então vamos ao INSS implorar que eles atualizem esse período, mas se não conseguir não sei o que farei! será que posso pedir ao BIQ que desconsidere esse período de experiência de trabalho?? Será que existe isso? Ass: Manoela

      Excluir
    3. Acho que automaticamente o BIQ já vai excluir as experiencias que você não conseguir comprovar. Eu tenho 2 empresas que trabalhei por pouco tempo e que estão no meu CNIS mas eu nem mandei carta de declaração das empresas pois achei que não valia a pena. Acho que não precisa ficar preocupada com isso, a não ser que você realmente precise dos pontos dessa experiência, ai precisa correr atrás! Abraços e boa sorte!

      Excluir
    4. Eu estava muito nervosa com isso, mas hj demos a sorte enorme de conseguir atualizar os dados lá no INSS!!!! pegamos o CNIS e eles assinaram e carimbaram em todas as páginas e já mandei para o tradutor!!! \o/ bjs e muito boa sorte pra vc Rita! Manoela

      Excluir
    5. E aí Rita? Já enviou seus documentos manquants? eu enviei os meus ontem... Vamos torcer! Manoela

      Excluir
    6. Estou enviando hoje! Ainda com algumas dúvidas se estou enviando documentos suficientes!! haja coração.... esse processo testa a gente em todos os momentos!!!

      Excluir
    7. nem me fale... e eu estou aqui enlouquecendo com os correios! eles não atualizam o rastreamento dos meus documentos desde sexta feira....

      Excluir
    8. Eu enviei via DHL. Infelizmente é mais caro, mas eu não consigo confiar nos Correios. Agora é rezar para ser chamada pra entrevista em setembro!!!!

      Excluir
    9. Se soubesse que tinha outra opção tinha escolhido essa... estou sofrendo com os correios, nenhuma atualização ainda... amanhã faz uma semana

      Excluir
  5. Intention de rejeter é porque estão faltando documentos. Se você enviar a listinha do que eles pediram conforme eles pediram, não tem problema nenhum.
    Também recebi semana passada, estou juntando todos os documentos. No meu caso, também mandei o IR e agora estou enviando o comprovante de INSS.
    Dêem uma olhada no fórum:
    http://brasilquebec.com/forums/forum/processo-de-imigracao/processo-quebec-1a-parte-csq/documentos/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Mas no meu não veio falando da Intention de Rejeter, só veio escrito que faltavam documentos ou que não estavam conformes.

      Excluir
  6. Rita obrigada por me responder. Então eu posso mandar o CNIS ou as declarações de imposto de renda?? ou tenho que mandar os dois? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sei pode mandar um ou outro, mas como tenho visto eles não tem aceitado o IR dos Brasileiros por causa da assinatura, então mande só o CNIS mas lembre-se de pedir para assinar e carimbar em todas as págs. Ass: Manoela

      Excluir
    2. Eu concordo com a Manoela, se não tiver como pegar assinatura do IR, melhor mandar só o CNIS. No meu caso eu só gastei dinheiro com o IR, mas na época não consegui o CNIS pois só me deixavam retirar se eu tivesse agendado e nunca tinha data!

      Excluir
  7. Bem, na epoca eu recebi um intention de rejet (pedindo alguns documentos nao conformes) e enviei tudo. Apos isso, o processo foi relativamente rapido. Entao nao eh um bom sinal, eh um otimo sinal !!!!
    Espero que tudo corra no ritmo apropriado para voces e que logo possam estar pisando em novas terras !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero muito que isso aconteça lepoussins! Eu acredito muito que na próxima rodada de entrevistas eu consiga entrar e obter o CSQ e se Deus quiser em 2016 já estar com o federal em andamento e embarcar em 2016 mesmo!!!! Ainda bem que já estamos em março!!!!

      Abraços

      Excluir
  8. Nossa obrigada lepoussins. Sua mensagem me animou novamente. Boa sorte pra vc. Abraços. Raquel

    ResponderExcluir
  9. Nossa obrigada lepoussins. Sua mensagem me animou novamente. Boa sorte pra vc. Abraços. Raquel

    ResponderExcluir
  10. Olá Rita. Devemos enviar nossos documentos agora em abril. Vi que você é da área de administração de empresas também. Essa área é regulamentada no Québec? Tem uns campos lá de regulamentação pra preencher, fiquei meio na dúvida se era pra deixar em branco mesmo. Obrigado!
    Creio que o seu processo tá pertinho do fim sim, principalmente porque você ainda vai acrescentar a estadia de seu marido. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora pra responder, então como eu não trabalho como administradora, nem tenho carteirinha CRA. Então não tinha porquê enviar aquele formulário de profissão regulamentada. Agora se for seu caso, acredito que tenha que enviar sim.

      Excluir
  11. Rita,

    Qual foi a relação de documentos enviadas por vc ao BIC?
    E quais desses documentos precisam ser carimbados/ assinados?

    Obrigada

    ResponderExcluir