quarta-feira, 6 de abril de 2016

Opções Imigrante quebrado

Eu estou quebrada! Financeiramente minha vida anda uma bagunça. A inflação tem quebrado as pernas, o aumento no aluguel, no preço das coisas está ferrando legal pra eu conseguir me planejar financeiramente e guardar dinheiro.
Tenho tentado economizar ao máximo, tenho ficado em casa bastante mas tive muitos gastos com remédios.
Fora isso, o fato de ter me separado afetou muito meu planejamento financeiro. Quando tinha meu parceiro, dividíamos todos os gastos e conseguia guardar né! Sorte que naquela época eu já fazia uma poupancinha. Infelizmente a minha poupancinha não dá pra nada (viva a alta exorbitante do dólar).
Outro problema, mudar de apartamento (pra um mais em conta, está fora de cogitação - nada de assumir contrato de um ano).
Morar com alguém é algo que tenho cogitado, mas muito difícil achar alguém, principalmente alguém parecido, que eu não vá ter atritos nesses últimos meses de brasil.

Resumindo, ta difícil guardar dinheiro e me entristeceu muito saber de mais uma taxa: a de visto no valor de CAD 490. Fiquei em choque, mais um gasto desses bem nos 45 do segundo tempo. Foi um tanto decepcionante, mas o intuito desse post não é esse.

O intuito é mostrar, como uma imigrante dura, que não teve um bom planejamento financeiro, poderá se virar até arrumar um emprego no Canadá.

Eu já falei aqui, to acostumada a passar perrengue, de verdade, então qualquer perrengue não será nenhuma novidade pra mim. Para ir pro Canadá e tentar não gastar minhas economias, eu pesquisei algo que daria muito certo pra mim: ser voluntária ou ser au pair/nanny.

PS: lembrando que eu sou solteira e sozinha. Então isso funciona muito bem pra mim.

A opção voluntária é algo que eu sempre quis fazer, acho que agrega muito ao CV e posso conhecer vários lugares da província de Quebec. O maior contra é não ter um endereço fixo por muito tempo e também não ter nenhuma renda.

A opção au pair/nanny é algo que eu já fiz, já morei com uma família e trabalhei como au pair e no geral foi uma ótima experiência.
Os prós:
- Vou ter um lugar pra ficar, não tendo que me preocupar em ver apartamento antes do meu embarque;
- Vou guardar minhas economias para uma emergência;
- Vou ter um endereço fixo para a chegada dos meus documentos;
- Vou ter a oportunidade de conhecer a cidade antes de alugar alguma coisa;
- Vou poder procurar um emprego com calma;
- Vou poder me planejar melhor para a chegada do meu Querido;
- Vou ter uma experiência Canadense, mesmo que não seja na minha área, terei referencias;

Os contras:
 - perda de privacidade;
- tenho medo de encontrar um emprego logo e querer me mudar, rompendo assim o contrato com a família;
- A família e eu podemos não nos dar bem e eu ficar desamparada;
- Assumir um contrato de no mínimo um ano, pode ser muito longo;

Enfim, apesar de terem os contras, eu ainda acho que os prós ainda compensam e por isso que já me cadastrei em sites de au pair e nanny no canada.


Pra quem tiver interesse segue os sites:

babá: candiannanny.ca / greataupair.com

voluntáriado: helpx.net (é pago porém o membership é de 2 anos)


Abraços

Rita


6 comentários:

  1. Oi Rita, acho que já deve saber, mas por vias das dúvidas, tem as cestas de alimentos que disponibilizam lá no Québec, caso resolva alugar a própria casa. Outra coisa é que o emploi quebec tem programa de auxilio, bolsas para o imigrante para arrumar emprego. Talvez valha a pena dar uma pesquisada. =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Romim, eu quero apadrinhar meu namorado, para conseguir isso eu não posso ter nenhuma ajuda financeira. Ele entrar no processo a essa altura está fora de cogitação, pois atrasaria bastante. Então resolvemos que depois do landing, vamos casar para que eu possa apadrinha-lo. Mas valeu pela dica, a gente nunca sabe o dia de amanhã né

      Excluir
  2. Olá Rita. Muita informação importante neste post e que com certeza vai ajudar o meu bolso e de outros imigrantes quando chegarem lá em Québec. Também penso em alguma destas alternativas para meu começo no Canadá. Espero que tudo dê certo com você assim que chegar por lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero! Espero que o federal vá rápido! 30 dias na quinta feira!

      Excluir
  3. Esse relato parece a minha situação kkkkk, vamos em frente e sorte pra todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaah, ainda bem que é possível termos essas opções para não sofrer tanto com o financeiro no início.

      Excluir