quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Dilemas da vida adulta

Acho que já falei várias vezes, aqui mesmo, sobre meu desejo incontrolável de viajar! Eu sonho com o dia em que poderei viajar e viajar sem fazer qualquer outra coisa! Esse meu desejo se deu início lá em 2003 quando eu sai da minha cidade do interior e fui fazer um intercâmbio sozinha para os EUA. Um ano que despertou em mim essa vontade e o desejo de conhecer esse "mundão véio sem porteira".
E esse foi meu objetivo depois de formada, queria conhecer o mundo! Foi ai que planejei toda a saga de au pair e aconteceram as primeiras viagens no meu currículo viajante. Eu conheço bem a Europa, viajei muito e fui extremamente feliz naquela época, me sentia a borboleta livre que sempre quis ser! Mas a idade e a realidade batiam a minha porta! Eu precisava trabalhar, ter uma profissão, investir nas coisas da vida adulta. Voltei pro Brasil e fui atrás disso, nesse meio tempo desde 2010 pra cá, voltei 3 vezes pra Europa, o que foi muito bacana, pois pude levar minha mãe para vários lugares e plantar até nela o bichinho da viagem! hahahaah. Tem sido legal, viajar uma vez por ano, voltar pro trabalho e seguir a vida. Tudo seria perfeito se eu não tivesse dentro de mim essa vontade imensa de conhecer o mundo. Ai resolvi que queria imigrar! São diversos fatores, entre eles a eterna sensação de que não pertenço ao Brasil! Dentro das opções, escolhi o Canadá, so far so good. Fiz o processo, vivo pesquisando sobre Canadá, sobre isso sobre aquilo... Ai meu companheiro vai passar as férias no Canadá, em Montreal, mais precisamente e volta simplesmente maravilhado e decepcionado em voltar pro Brasil. Sim eu sou afetada, de uma forma que tem acabado com meus dias!
Ele saiu do emprego, a barra tá pesando entre a gente e aquele bicho viajante voltou me pegar! E ai fico buscando alternativas para sair dessa zona que apesar de confortável não me faz feliz.
E ai que o Helpx surgiu na minha vida e a HiBonjur e todas as inúmeras possibilidades de deixar essa sensação eterna de insatisfação.
Muitas pessoas me julgam por me sentir sempre insatisfeita e infeliz, afinal tenho um bom trabalho, viajo nas férias, tenho carro, um certo conforto de forma geral e tem tanta gente no mundo com problemas de verdade e eu reclamando de não me sentir feliz com a condição que eu tenho! Me sinto muito mal quando penso nisso e quando estou com todas essas dúvidas sempre lembro do filme "À procura da felicidade" e acabo me convencendo que SIM eu tenho que correr atrás do que me faz feliz, do que me realizaria como pessoa!
Ai vem aquele maldito bichinho que fica: mas pensa bem, você tem um bom emprego, vai morar no Canadá, você está sendo infantil, e a questão de aposentadoria, e seu futuro? Você não tem tanto dinheiro assim, e sua mãe? Você só pode estar ficando louca!!!!

E é ai que caio na deprê e não há nada nesse mundo que me faça arribar! Preciso decidir, sou uma pessoa que só fica tranquila quando toma uma decisão, isso se deve ao fato de ser extremamente indecisa e ficar agoniada com minha indecisão! E enquanto eu não decido o relógio faz tic tac e o tempo passa e eu só estou perdendo tempo mergulhada numa indecisão sem fim!

Rita

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

helpx

Desde que o Marcos voltou do Canadá, vem vivendo um conflito interior, o que tem gerado bastante estresse entre a gente.
Para entender esse conflito interior, precisamos voltar no passado, quando lá em 2012 ele resolver deixar São Paulo junto comigo para se mudar pro interior, na época eu tinha uma proposta muito boa de trabalho e não cogitava ficar em São Paulo, ele por amor, acabou me acompanhando e cometeu o que eu chamo de "suicídio profissional". Ele tava no início da carreira, na área de publicidade e mudou pro interior onde não há esperanças para essa área. Desde então, ele passou por 3 agências da cidade e sem sucesso e felicidade em nenhuma! Ai ele foi pra Montreal, aprendeu um pouco de francês e percebeu que a vida lá fora era muito melhor! Porém voltou a realidade e desde então está buscando alternativas para deixar o Brasil.
Eu tenho ajudado nas pesquisas e numa visita ao blog nômades digitais acabei descobrindo o Helpx. Helpx nada mais é que um site onde você procura por trabalho voluntário ao redor do mundo. Muita gente vai com visto de turista mesmo e outras usam aquele Working Holiday Visa. Os trabalhos voluntários são na maioria, em fazendas mas também tem muito Hostel ou até mesmo barcos. Uma ótima oportunidade que eu gostaria de ter conhecido alguns anos atrás. Eu adoraria vagar o mundo através desse programa. Acabamos nos escrevendo e nos correspondendo com uma família de Vancouver. Precisa pagar!  mas são 29 dólares por um membership de 2 anos. Acho que vale a pena dar uma olhada e cogitar essa possibilidade pra quem quiser curtir 6 meses no Canadá ou em qualquer lugar do mundo.
Para quem quiser dar uma olhada o site é: www.helpx.net
Eu, no momento descarto essa possibilidade, pois estou bem no emprego e tenho certeza de que um dia o processo sai.
O Marcos porém, vai continuar buscando novas alternativas para poder se encontrar. Ele tem pesquisado cursos para Austrália e Nova Zelândia, mas isso é assunto pra outro Post.

Rita

Voltar para o Francês

Ontem, 21/10 - fui fazer uma prova de nivelamento de Francês aqui onde eu moro, numa escola indicada pela minha prima. Adorei a escola, ambiente bem descontraído, bem bonita, sala de aula com televisão LED e computador acoplado, aparentemente as aulas são bem dinâmicas e com muito foco em conversão. O melhor de tudo? O professor é Francês, um cara muito simpático e me parece bem vivido! Além do francês ele dá aulas de espanhol e inglês! Fala também muito bem português.
O teste foi mais uma conversa mesmo, onde ele perguntou sobre meu interesse por francês, onde eu tinha aprendido e todas essas coisas! Elogiou bastante meu Francês, falou que cometo errinhos mas que falo bem rápido e com fluidez. Contei pra ele sobre o processo de imigração e minha necessidade em melhorar meu francês etc e tal. Ele me contou que tem uma classe no nível C1, porém que a metodologia é baseada em conversação e em paralelo os alunos vão desenvolvendo a escrita, mas o foco é no falar certo e meu maior problema é escrever! Eu tenho uma enorme dificuldade em escrever em francês. Ele me disse que isso eu desenvolveria com certeza, pois eles tem bastante exercício, que mesmo sendo focado em vocabulário, eu iria conseguir desenvolver bem a parte escrita. A verdade é que eu falo bem, tenho alguns erros de conjugação mas eu sei falar francês, mas é a mesma coisa com o português, eu sei que fala assim mas não lembro das regras gramaticais. As básicas ok, mas muitas eu realmente não lembro. Tenho uma dificuldade enorme! O engraçado é que sei mais regras gramaticais em inglês do que na minha própria língua!
Enfim, hoje (22/10) farei uma aula experimental para ver como vai ser meu desenvolvimento e confesso que estou bem empolgada!!!!


Rita

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Fechei meu blog

Eu precisava de um tempo, muitas coisas e muitas ideias acontecendo ao mesmo tempo e minha vontade era de escrever sobre tudo isso, porém o medo da exposição acaba me impedindo de dividir tudo que gostaria. Principalmente na parte de que não quero que as pessoas ao meu redor saibam dos meus planos e das minha vontades.
Esse blog vai continuar fechado e vou continuar postando em segredo e quando me sentir segura volto abrir ele pra todo mundo.
Infelizmente as vezes temos que agir assim para nos proteger! Nunca imaginei que meu bloguinho só divulgado na esfera de imigração e entre pessoas de época de au pair, saísse desse "anonimato" e me afetasse de alguma forma na vida real.
Aqui era meu refugio, onde dividia meus pensamentos com pessoas que estão buscando o mesmo que eu.

Até breve, eu espero!


Rita