quinta-feira, 13 de agosto de 2015

mudanças no processo - no meu processo

Não podia deixar passar em branco as novas mudanças que o BIQ fez recentemente. A nova tabela de pontuação, onde foram excluídos os pontos de adaptabilidade. Isso tem gerado muita especulação e confusão, principalmente para aqueles que estão aguardando a entrevista (EU).
O BIQ tinha postado um texto que deixou todo mundo super empolgado, principalmente porque ninguém quer fazer a entrevista claro, mas no dia seguinte mudou o texto, deixando as coisas mais explicadas. Ou seja, apenas as pessoas que não receberam nenhuma comunicação do BIQ após envio de dossiê é que vão estar aptas as novas regras e nova pontuação.  
Estou numa situação muito delicada no momento, eu e meu conjoint nos separamos e eu não sei como vai ficar meu processo. Nossa separação de fato, aconteceu hoje e finalmente poderei enviar as atualizações para o BIQ. 
O problema é que não informei no decorrer de 30 dias,  conforme o BIQ solicita, e isso tem me tirado o sono. Também estou com medo de enviar agora e o meu processo demorar mais ainda por conta da retirada do meu conjoint do processo. No geral, estou esperando o CSQ tem um ano e meio, desde a data do envio, lá no começo de 2014. Nossa convocação para entrevista veio na época da separação e como ainda não tínhamos definido bem nossa situação deixamos o tempo passar. O tempo passou, tudo se esclareceu e finalmente vamos nos separar. Tínhamos registro de união estável em cartório e estamos fazendo a dissolução o que acaba nos dando uma certidão também. Com essa certidão, eu pretendo traduzir (mais gastos) e atualizar meu dossiê e cruzar os dedos. Eu tenho pontos necessários para imigrar sozinha, tanto dentro da nova tabela de pontuação quanto na antiga. 
O processo é muito longo e muitas coisas podem acontecer, como uma separação. É triste, pois era um plano feito por duas pessoas e agora me encontro sozinha. A decisão foi melhor para ambos, mas não sei até onde essa decisão pode atrapalhar meus planos de imigração.
Eu estou muito segura em relação ao meu nível de francês e também à decisão de imigrar sozinha.
A minha viagem para o Canadá foi de muito aprendizado e só me deu mais certeza de que Montreal é a cidade que tem tudo que preciso e tudo que gostaria de viver. O que mais me preocupa é a questão do trabalho, eu conheci algumas pessoas, uma romena em especial, que imigrou com a família toda e que foi educada no Canadá. Ela foi pra Montreal ainda pequena e fala muito bem francês e inglês, além de ter feito curso superior em línguas e tudo mais, porém, trabalha num restaurante, um lugar fino, mas ainda é um restaurante, ainda é como garçonete e definitivamente, pra mim, não seria interessante fazer carreira fora da minha área. 
No Brasil, tenho um bom emprego e uma "carreira" na minha área e gostaria muito de continuar fazendo o que eu escolhi e o que eu gosto. Muitos blogs dão conselhos de que devemos dar dois passos para trás para poder recomeçar nossa carreira nas bandas de lá, mas confesso que aceitar a situação é um pouco difícil. 

Gostaria de ouvir conselhos de amigos de caminhada, tanto no que diz respeito à como pode ser o processo (se vai atrasar, se vai ser avaliado de forma diferente) por conta da separação e quais as perspectivas dos demais em relação a empregos. O que tem pesquisado, o que vocês acham que pode acontecer, de fato, quando fizerem o landing e forem buscar um emprego.

Um forte abraço e sorte para todos nós!

Rita

4 comentários:

  1. Oi Rita.
    Não posso te ajudar muito a respeito da análise de seu dossier com essa nova situação marital, ainda assim gostaria de deixar algumas palavras.

    Imigrar não é fácil, não é para qualquer um. É claro que imigrar com um cônjuge que te dê suporte e ânimo ajuda bastante, mas imigrar sozinha também é possível, não é?
    Esse é um daqueles momentos em que você deve sentar, manter a calma e ser racional. Você está há um ano e meio no processo. Estudou dias e noites francês, vibrou quando viu aquele "B2" estampado, lutou para atingir a pontuação necessária, enviou a papelada, certo dia vibrou ao ler uma simples frase "Ouverture de votre dossier" na caixa de email, enfim, chegou até aqui.

    Agora a vida lhe deu uma rasteira e te derrubou. A boa notícia é que quem vai decidir se você vai continuar no chão ou levantar e continuar sua caminhada é você mesma.
    Gosto de citar sempre o exemplo do Filipe do "Dream on Canada". O cara teve inúmeros motivos para desistir, no entando após quase 3 anos de processo provincial obteve o sucesso merecido. Por que? Porque não desistiu.

    Não se prenda a exemplos de pessoas mal sucedidas, afinal, existem N fatores que levam as pessoas a não terem sucesso profissional. A formação acadêmica é apenas um desses fatores.
    Eu mesmo, acabo de me formar em Direito, 5 anos de um curso que não terá qualquer serventia para mim lá, e mesmo assim vou encarar um novo curso, em outra área, tudo em nome desse novo recomeço.

    Quando surgir aquela dúvida sobre os motivos para imigrar, sugiro que faça o seguinte: Assista ao Jornal Nacional, depois pense novamente se há algum motivo, além da família, para ficar no Brasil.

    No mais, lhe desejo força e foco. E conte com a comunidade. :)

    Bonne chance!

    https://www.youtube.com/watch?v=e5T57vBcAJ4

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela força Guilherme, agora estou correndo atras de corrigir meu dossiê e aguardar! Gostaria muito de ter uma boa noticia até o fim do ano, não custa sonhar né! Mas confesso que muitas vezes me questiono e fico com medo da mudança! abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Rita!

    Infelizmente tmbe não posso ajudar muito nas questões legais e tudo mais. Mas, como um imigrante (em um lugar bem diferente do qual você pretende), digo que, apesar de todas as dificuldades, tudo vale a pena. Quando você chega ao lugar que você queria, após esse longo processo (o meu não foi assim tão longo, mas já enfrentei situações bem demoradas) você vai perceber que faria tudo outra vez e esperaria o dobro do tempo, só para poder enfim realizar o sonho que você tem e que já vem de muito tempo.

    Não tenho muito mais que acrescentar. O Guilherme já disse tudo acima. Só posso te dizer para não desanimar, apesar de todas as dificuldades que aparecem no teu caminho.

    Espero encontrar mais postagens sobre tudo o que acontece e, claro suas postagens direto do Canadá.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. Rita... eu não sei o quanto isso vai fazer você continuar, mas posso dizer, o melhor que você tem a fazer é continuar. Estou no QC há 5 dias, vim como estudante temporária, com marido e filhos acompanhando, mas nosso objetivo é o CSQ. Pode ser um tempo difícil para você, mas depois de chegar aqui você terá a certeza de que fez a coisa certa. Tenha foco e não deixe a separação nublar o que é importante. Siga em frente!! Bjs

    ResponderExcluir