sábado, 26 de agosto de 2017

A chegada no Canadá

Confesso que faltou coragem pra vir até a frente do computador para contar mais detalhes sobre a chegada.
Vivi um turbilhão de emoções e esse post vai ser bem longo!

A despedida:

Saimos domingo pela tarde da minha cidade rumo à São Paulo, meu namorado, minha mãe, meu tio e Eu. Pegamos transito, acidente, tudo que poderia dar errado, mas saímos bem cedo pois era volta do dia dos pais e já imaginávamos que seria tenso. Chegando no aeroporto, já fui despachar tudo e a moça do balcão me orientou que passasse logo pois a fila estava muito grande. E lá fui eu me despedir dos meus amores. A depedida da minha família e do meu namorado foi muito difícil e eu me emociono só de contar. Eu pedi perdão para minha mãe por deixar ela e chorei muito, abracei meu namorado como se fosse a última vez e segui chorando. Foi a parte mais difícil de todas.

A Viagem:

O primeiro trecho foi de São Paulo até Cidade do México, foi bem tranquilo, eu dormi bastante, estava emocionalmente exausta. Chegando no méxico aquela bagunça toda, de imigração, mesmo só fazendo conexão, tive que passar pela imigração. Depois ainda tive que recolher minhas malas e enfiar numa outra esteira. E para minha surpresa, o carrinho de malas era pago. E eu não tinha moeda mexicana. Tive que me virar com duas malas gigantes e sozinha. Depois disso a espera foi longa, 10 longas horas no méxico. Dormi, falei com meus amados, mas não por muito tempo pois acho que são 2 ou 3 horas de uso do wifi. Deu pra descansar, por incrivel que pareça, o lugar que me instalei era bem tranquilo e eu consegui ficar bem tranquila. Chegou a hora do segundo trecho, até Toronto, também foi bem tranquilo, uma viagem sossegada, um avião pequeno mas tudo bem. Chegando em Toronto precisava recuperar as malas. Na minha ingenuidade iria recuperar, despachar e ir descansar né. Já tinha lido tudo sobre onder dormir no aeroporto.
Em Toronto, passei pela imigração, nada de welcome to Canada e blablabla. Eu cheguei logo depois da meia noite então o Serviço de recepção dos imigrantes estava fechado. Foi tudo bem, só entreguei papéis a moça fez o que tinha que fazer e pediu meu endereço para a entrega do meu cartão de RP. Saindo de lá recuperei minhas malas e fui achar onde despacharia. Que para minha surpresa estava tudo fechado. N tinha como despachar, e n tinha como entrar pras os portões de embarque. Eu fiquei aflita e resolvi buscar hoteis perto do aeroporto, pois estava exausta. Achei um lá e pronto, fui pra lá. Chegando lá, o cara me disse que não tinha disponibilidade. Eu disse que tinha visto que haveria, mas o caso é que a questão da meia noite e etc enfim, o site estava mostrando a disponibilidade para a noite do 15 e 16, não pra 14 e 15 que no caso era o dia anterior. Enfim, pedi a ele se poderia usar o wifi. Usei e liguei pelo skype para varios hoteis nas redondezas e nenhum tinha nada disponivel. Tive que voltar pro aeroporto. Voltei e amarguei uma longa espera. Ate que oito da manha fui despachar minhas malas. No areorpot de toronto, as malas são despachadas por você mesmo. As minhas começaram a dar erro. Tive que ir no atendimento ao cliente e falaram que tinham que reemprimir as minhas etiquetas. Ok até ai. Vou fazer uma nova tentativa e acusa que minha mala está com excesso de peso. As duas estavam com mais de 32 kgs mas a moça do guichê do Brasil falou que não ia obrar já que eu estava de mudança. Fiquei falando com o pessoal da cia aérea e disse que comprei no Brasil e que estava incluso 2 malas de 32 kgs. Enfim, ele falou que iria me dar uma sugestão, pois eu provavelmente ia ter que pagar extra. Me disse para ir no lugar que manda oversized baggage e falar que tinha coisas frágeis dentro da minha mala e que eles não iam cobrar nada. Pois então fui e nem falei nada que tinha coisas frágeis. O cara passou minha mala e foi tranquilo. UFA. Entrei e fui achar meu portão, tudo de boa e tranquilo, porém mais uma espera. Me acomodei no chão de carpete do aeroporto e botei meu relogio pra despertar. Tomei um café da manhã no Tim Hortons e dormi até quase a hora do embarque. Pode ser nojento, favela, etc, mas eu tinha passado a noite toda sem dormir, carregado as malas pesadissimas, eu estava exausta!
O voo de Toronto para Ville de Quebec estava cheio de brasileiros! Foi muito bom e um voo bem curtinho. Chegando em Ville, corri pegar um uber e me direcionei ao terminal de ônibus, chegando lá ja comprei minha passagem para as 14:00 horas e fui comer um subway.Mais uma vez olharam torto pras minhas malas: Só pode duas e pra eles eu estava com 3 por causa da carry on, mas ficou por isso mesmo, embarquei, curti o wifi do ônibus, dormi e acordei perto de Montreal.
Tive que novamente me virar com todas as malas gigantes e chamei um uber e finalmente consegui chegar no meu apartamento. Onde o meu amigo Tiago (http://www.diarioimigrante.ca/) estava me esperando.
Ele não só me ajudou, como também me fez jantar. O que foi muito bom depois de toda a minha saga.

Conclusões:
Paguei 1475 reais pela minha passagem ida e volta. No total viajei 2 dias e foi muito cansativo. Faria isso novamente? A resposta é não! Você já está lidando com tanta coisa, com tantas emoções e se preocupar com logística não é fácil! Mas ok, no final deu tudo certo e fiquei muito feliz por ter chegado aqui bem!
Ter amigos é extremamente importante! Não só para te recepcionar, mas para te ajudar, para te ouvir ou só pra te fazer cia. Imigrar sozinha é extremamente difícil, a  solidão é algo que pega muito.
Eu demorei bastante pra me recuperar do cansaço, mas isso é assunto pra outro post.


Abraços

Rita

4 comentários:

  1. Bonjour Rita,
    Felicitations pour ta résidence permanente ! Je te souhaite une très belle vie au Québec !! Salut

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merci! j’espère aussi que toute se passe bien pour moi!

      Excluir
  2. Oi Rita,

    Antes de mais nada, nossos parabéns! Eu te acompanho há algum tempo e fiquei muito feliz de saber que vc está conseguindo realizar esse sonho! Meu nome é Rafael e eu estou quase indo pra aí com minha esposa e três filhos! Estamos já perto das últimas etapas esperando o pedido do exame médico! Nosso dossiê foi aberto em junho deste ano e sei que agora não há nada a fazer além de esperar e juntar dinheiro... Acompanhei sua agonia na época da sua vida em modo parado e meus sentimentos estão muito parecidos com os seus a época... Imagino que não deve ter sido fácil essa sua última etapa que é o de deixar pra trás sua mãe e namorado... Parabéns por sua coragem e tenho certeza que vc será recompensada nesta nova etapa de vida que só está começando! Espero um dia poder te conhecer pessoalmente aí em Montreal e contar detalhes da minha trajetória também...
    Desejo a você todo o sucesso do mundo!

    Um abraço
    Rafael

    PS.: Ainda não falei dos meus planos pra muita gente, por isso não revelei meu sobrenome. Depois do exame médico pretendo começar a tornar mais público meu plano Canadá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela torcida Rafael! As dificuldades do lado de cá são grandes também, espero que em breve possa estar adaptada. Logo mais venho contar como estão as coisas. Mas adianto que esta sendo pesado. Ainda bem que você vem com família, pois vir sozinho é bem barra pesada no quesito solidão. Boa Sorte pra você! tenho certeza que vai dar tudo certo!

      Excluir