segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Os Nômades

Digamos que fiquei relutante para escrever esse post e também pensei em fechar o blog, mas como nem é tanta gente que visualiza e como não tenho contato com as pessoas que leem, resolvi escrever sobre os que tenho de planos futuros.
Todo mundo que me conhece SABE que eu tenho rodinha nos pés!
Nos últimos dez anos, já morei em 3 países e 7 cidades!!! é quase uma mudança por ano. Eu gosto de mudanças, ok, que minha última mudança foi desastrosa e me fez repensar essa coisa de mudança. Me fez querer ficar quietinha por um tempo, mas esse tempo acabou. Estou sonhando novamente com um novo destinos e já temos o escolhido: Québec / Canadá. Porém é algo ainda muito distante, o processo é longo, demorado e sofrido (ainda mais pra pessoas que sofrem de ansiedade como eu). Por isso é que ninguém da minha família sabe e nem vai saber, nem as pessoas próximas (amigos etc) Porque não podem saber? pelo simples motivo de que eu não quero ninguém me falando: ahhh não vai pro Canadá? E o Canadá, já desistiu? Quando você embarca? Nossa que demora pra embarcar!!! e blablabla. E também, vai que eu mude de ideia ao longo dos tempo de espera, enfim, quero evitar frustrações e também comentários.

 * temos pois o meu namorido me acompanha

Por que o Canadá e por que Québec?

- A maior motivação é qualidade de vida!!!! Estamos tão cansados dos mesmos problemas do Brasil, violência, trânsito, caos, etc etc. E, sabe quando você tem a sensação de que nasceu no lugar errado? Então temos essa sensação, pois não gostamos das coisas que são populares aqui, por exemplo: música - odiamos as modinhas sertaneja / funk etc etc. Não somos geração Michel Teló! Aqui em casa a gente tem tv, porém não assistimos NADA da tv aberta. Só assistimos seriados e filmes. Atualidades a gente vê pela internet.  Odiamos o churrasco e o pagode no último e blablabla. Simplesmente o estilo popular brasileiro não combina com a gente. E o que acontece? Acabamos excluídos das listas dos amigos, pois não temos interesses em comum.
Outra coisa: EU AMO O INVERNO, sim, eu adoro o frio, adoro dormir de edredom, de não ficar suada. E o meu namorido também adora, então o Brasil é um hell pra gente. 
Eu poderia ficar falando o dia todo porque quero deixar o Brasil, mas a pergunta não era essa. Escolhemos o Québec por acaso, temos os requisitos necessários e achamos legal o programa de imigração, parece bem completo e com muita estrutura. Com certeza não pretendemos morar definitivamente no Québec, pois como já disse, adoro mudanças.

O primeiro passo que demos nessa jornada, foi fazer a Évaluation Préliminaire d'Immigration -  que pode ser encontrada http://www.form.services.micc.gouv.qc.ca/epi/index.jsp?languageCode=fr
Esse teste, serve pra saber se você é elegível para imigrar pro Quebéc. Feito isso, descobrimos que somos elegíveis.

O segundo passo, foi participar de uma palestra online, onde é passado informações sobre o Québec, sobre como é ser imigrante etc etc. É bem válido e no fim dá pra tirar dúvidas - http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/biq/mexico/seances/index.php

O próximo passo é arrumar toda a documentação, que não é pouca. Temos que pegar diplomas, traduzir, fazer teste de inglês (IELTS) e francês (TCFQ) ambos obrigatórios, entre mil outras coisas. Estamos nessa etapa, acho que uma das mais difíceis, ok, mais difícil mesmo deve ser esperar dois anos pra embarcar. E é isso, vamos ver se a gente não muda de ideia até conseguir toda essa papelada maluca

And that is all for now folks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário