quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Somando os Pontos

Para imigrar pro Quebec como Skilled Worker, a pessoa precisa ter algumas qualificações para se enquadrar nessa categoria. Para isso há uma pré-avaliação online (encontrada aqui) porém; essa avaliação não é muito precisa, principalmente porque não te fala quantos pontos você fez. Para avaliar realmente as suas chances é necessário utilizar a tabela com os critérios e PONTOS para cada fator na sua imigração (pode ser encontrada aqui). Essa tabela está baseada nas novas regras e procedimentos adotados em 01 de Agosto de 2013.  Outra dica importante é referente à formação. Muitas pessoas tem dúvidas sobre quantos pontos a sua formação lhes dá. Para descobrir quantos pontos você tem de acordo com a sua formação você pode consultar essa lista. Esses dois arquivos me ajudaram muito na soma dos meus pontos. Atualmente me faltam dois pontos para atingir a pontuação mínima para ser chamada para a entrevista para a obtenção do CSQ.
Baseado na minha experiência, colocarei abaixo as somas dos pontos, lembrando que eu sou requerente principal.

1 - Niveau de Scolarité:  Universitaire 1er cycle 3 ans ou + = 10 pontos (Sou Bacharel em administração, então me enquadro nesse requisito - tive que pesquisar bastante pois eu me confundia muito mas consegui muita informação na comunidade brasilquebec.com).
2 - Domaine de formation = 6 pontos - sou formada em Administração e de acordo com a lista que citei acima, minha formação de bacharel em administração me dá 6 pontos.
3 - EXPÉRIENCE: 24 mois à 35 mois = 6 pontos (esse fator referente a experiência profissional, usarei apenas a experiência do meu trabalho atual pois foi a mais significativa e também porque não  mudaria nada no quesito pontuação se eu adicionasse empregos anteriores)
4 - ÂGE : 18 ans à 35 ans = 16 pontos (estou na casa dos vinte)
5 - CONNAISSANCES LINGUISTIQUES: Français: Compréhension orale = 5 pontos  / Production orale = 5 pontos ( De acordo com as novas regras, só se pontua com uma nota miníma B2. Realizei o teste de Francês especificamente voltado para imigração no Quebec em novembro - o teste só avalia te avalia na parte oral, não há nada escrito, por isso só pontuei para dois itens)
Anglais: ainda não pontuei no inglês, meu teste IELTS está marcado para fevereiro. Eu preciso de uma baixa pontuação, apenas 2 pontos no total de 6  -  o meu inglês é muito melhor que meu francês então acredito que me sairei bem! espero pontuar bem!
6 -  SÉJOUR ET FAMILLE AU QUÉBEC: Não pontuo nada nesse fator, infelizmente ainda não tive a oportunidade de conhecer o Quebec (planos para esse ano talvez) e também não tenho família nenhuma por lá!

CARACTÉRISTIQUES DE L'ÉPOUX OU DU CONJOINT DE FAIT QUI ACCOMPAGNE - Namoro tem muito tempo e faz quase 3 anos que moramos juntos então meu namorado se enquadra em Conjoint de Fait.
7 - Niveau de Scolarité: Universitaire 1er cycle 3 ans ou + = 3 pontos (meu namorado também tem bacharel).
8 - Domaine de formation = 0 (Ele é formado em comunicação social e infelizmente essa formação não pontua)
9- Âge: 18 ans à 35 ans = 3 pontos ( assim como eu, ele também está na casa dos 20)
10 - Connaissances linguistiques: 0 pontos (ele não sabe NADA de francês a não ser merci, bonjour).
11 - OFFRE D’EMPLOI VALIDÉE : 0 pontos (não temos oferta de emprego - isso é o sonho de qualquer imigrante né)

SEUIL ÉLIMINATOIRE D’EMPLOYABILITÉ: até aqui a pessoa deve ter feito: 42 pontos se está sozinha ou 50 pontos se tem conjoint - é uma nota de corte pelo que eu entendo. Até aqui fizemos 54 pontos, então estamos bem!

12 - ENFANTS: 0 pontos (nós só temos um filho de patas e infelizmente ele não nos dá pontos!!)
13 - CAPACITÉ D’AUTONOMIE FINANCIÈRE (ÉLIMINATOIRE) ( SIGNATURE DE L’ENGAGEMENT) = 1 ponto (é um contrato onde você relata ter dinheiro suficiente para se manter enquanto está se integrando após a imigração, É ELIMINATÓRIO ENTÃO TODOS DEVEM PREENCHER.  O mínimo requerido para um casal como nós é de $ 4.336,00 CAD - todo mundo diz que é baixo, deve ser mesmo, quando você começa analisar preços de aluguel e tudo que você tem que comprar pra casa, é absurdamente pouco, vamos colocar que temos disponível uma quantia maior mas ainda não sabemos quanto).

TOTAL: 55 PONTOS

SEUIL DE PASSAGE À L’EXAMEN PRÉLIMINAIRE: avec conjoint: minimo de 57 pontos - como vocês podem notar NÓS NÃO TEMOS AINDA os 57 pontos, temos apenas 55, como mencionei anteriormente, por isso vou fazer o IELTS com muita confiança de conseguir esses dois pontos. Se você não atingiu os pontos necessário até aqui, provavelmente você não estará apto à imigrar, é uma nota de corte também.

ADAPTABILITÉ: nada mais é que a entrevista para obtenção do CSQ para aqueles que não conseguiram a pontuação final, considerando que tirarei os dois pontos suficientes para ir pra entrevista, preciso tirar 6 pontos na entrevista para o CSQ - nosso plano é ir pro Quebec passear enquanto a entrevista não sai e o meu namorado investir no francês para mostrar o quanto estamos dispostos a nos integrar.

SEUIL DE PASSAGE EN SÉLECTION: avec conjoint: 63 pontos. - pontuação miníma final para conseguir o CSQ e entrar no processo federal.

Enfim, estamos esperançosos e nos esforçando para conseguir com que essa primeira parte dê certo.

A gente vai tentar agora, com pontuação mínima pois temos medo de a lei mudar, especialmente porque as regras que entraram em vigor em 1 de agosto são válidas até  31 de março de 2014 (como mencionado aqui). Então resolvemos arriscar. E eu realmente espero não ter o problema que o pessoal teve, ao ser avaliado pelas regras novas e ter feito a demanda antes de 1 de agosto. O que foi muito triste e desrespeitoso.

Agora o negócio é focar no IELTS e arrumar TODA A PAPELADA que não é pouca para enviar pro México.


Abraços

Rita









Nenhum comentário:

Postar um comentário