terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

IELTS

Me faltam dois pontos para ter a pontuação mínima pra envio do meu dossiê para o BIQ no México. E para conseguir esses dois pontos, fiz a prova de IELTS, que pode dar até 6 pontos no fator conhecimentos linguísticos (meu sonho era conseguir esses 6 pontos).
Eu confesso que não me preparei pra prova e não tinha muita noção sobre o que esperar da mesma. Eu estudei inglês dos 10 aos 17 anos e aos 17 fui morar nos EUA e nunca mais esqueci o inglês. Quando fui novamente morar fora, utilizava bastante em viagens e desde quando comecei a trabalhar, das 3 empresas que trabalhei, duas eram multinacionais, sendo que uma delas EU SÓ FALAVA INGLÊS O DIA TODO. Então sempre me senti muito confortável com a língua, mas..... O IELTS NÃO FOI FÁCIL! Sabe porque? Vou contar um pouco sobre as etapas da prova:

SPEAKING: fiz o speaking no Sábado de manhã, eu fui um encaixe por conta do meu probleminha na doação de sangue. O Speaking tem perguntas super tontas, tão tontas que você nem sabe o que falar delas. O assunto principal da minha prova era sobre economizar dinheiro e sei lá eu nem tinha mais argumentos para falar sobre esse assunto, só faltou falar: é assim porque sim!!! Foi um desastre na minha opinião!
 
LISTENING: Instruções muito complicadas, exercício super complicado, me perdi várias vezes. Tem que prestar MUITA atenção e também prestar atenção no que se pede. Nos exercícios você pode escrever no more than three words ou números, é difícil ficar se policiando, lembrando da regras de ou letras ou palavras e blabla, fora que você não tem quase tempo entre um exercício e outro, pois já parte pro próximo exemplo. Achei, no geral, bem chatinha essa parte e acredito que foi a parte que mais me dei mal.

READING: O reading no geral não foi tão difícil, basicamente interpretação de texto, o tempo também é bem curto e os textos eram gigantescos! Eu confesso que fiquei meio afobada no final, pois não tinha mais tempo e precisava responder umas 5 questões, foi meio no chute. Mas acho que fui bem no geral!

WRITING: O writing também não estava difícil, eram dois exercícios, um uma carta para uma amiga que ficaria cuidando do seu apartamento e outro era dando sua opinião sobre a obesidade infantil, porque a crianças são mais gordas hoje do que no passado e dar uma ideia do que possa ser feito para que esse problema seja resolvido. O primeiro com 150 palavras e o segundo com 250. Também acho que fui bem. Não eram assuntos muito difíceis e eu tenho muita habilidade na escrita, toda minha comunicação no trabalho com o exterior é feita via email, explicando tudo por email, então acho que fui muito bem.


Mas claro que Karma é sempre Karma né!!! As partes de maior pontuação são o listening e o speaking, os dois que acho que fui mal. Ou seja, é torcer para pontuar, pelo menos um pontinho em cada um desses fatores de conhecimento linguístico me daria um total de 4 pontos deixando dois pontos de alívio.

Agora é só aguardar! Diferente do TCFQ, os resultados do IELTS (não definitivos) podem ser visto online em no máximo 13 dias. Agora só falta alguns detalhes para completar o dossiê! Não vejo a hora de despachar e ficar livre e esperar eternamente já que esse ano, por enquanto o Brasil está de fora da rodada de entrevistas. Gostaria muito de receber o CSQ ainda esse ano. Ok estou sendo muito otimista, porém quem sabe o BIQ não resolve se mexer igual aconteceu com o povo da parte federal.

Gostaria muito de conhecer pessoas que estão nessa fase do processo, os blogs de hoje são de pessoas que já estão no federal ou já enviaram o dossiê pro BIQ e estão aguardando entrevista!!!!

Rita

6 comentários:

  1. Olha, Rita, eu já estou no federal, mas tenho um amigo que também está ralando pra conseguir os pontinhos mínimos para dar entrada. Ele precisa de 3 pontos, já fez TCFQ e IELTS e vai ter q repetir pra tentar conseguir o mínimo. No caso específico dele, ele conseguiu o B2/B2 no TCFQ, mas precisaria de um C1/B2 no mínimo. Tenho acompanhado ele, até porque nossa ideia era ir mais ou menos na mesma época, mas pelo jeito não vai dar... só te digo uma coisa, o IELTS realmente não é bolinho não, porque, não importa o tanto de inglês que você use no dia a dia, as provas são trabalhosas. Mas torço para que você consiga o resultado de que precisa. Pelo menos não é uma eternidade pra sair o resultado (como no caso do TCFQ).

    Bonne chance!
    Doug
    http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu Post Doug! Espero não ter que refazer o IELTS, preciso de apenas dois pontos para ir pra entrevista!!!!

      Excluir
  2. Olá Rita, estou sempre a procura de pessoas que estejam na mesma "fase" que agente! Ainda não fiz o TCFQ, farei em Março, pois depois do fatídico 1º de Agosto, tenho que estudar mais para ganhar aqueles benditos pontinhos!!!
    Bom encontrar vc, assim poderíamos achar outros e construirmos um "grupo", pois vejo que o pessoal mais antigo, que já está na "fase do federal" já se conhecem, muitos são amigos, etc. Sou uma das que não vê nenhum problema em ter amigos brasileiros quando estiver no Québec, muito pelo contrário, acho que muitas amizades serão fortalecidas quando estivermos tão longe do nosso pais!

    Abraços;
    Carol R.
    www.diariodebordoquebec.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Que bom que encontrei alguém na fase inicial!!! São tantas as dúvidas e os problemas que enfrentamos que é sempre bom compartilhar! Também não tenho problemas em ter amigos brasileiros. Aliás adoro amizades não importa nacionalidade!!!!! Acho legal sim construirmos grupos e termos um suporte! Espero enviar todo meu dossiê antes de 31 de março. Agora estou buscando tradutoras e confesso que está tão caro que dá até uma desanimada viu.

      Excluir
  3. Olá Rita, eu e minha esposa estamos estudando pro TCF. Somos administradores e precisamos do B2. Você conseguiu? Esperamos que abril não traga mudanças na lista de pontuação, porque aí só dependerá da gente para enviarmos o dossiê.
    Deus abençoe teu teste do Ielts. Creio que vai tirar uma boa nota pelo que contou. =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Romin! Boa sorte com o TCF. Eu também sou administradora e Requerente principal. Graças a Deus consegui o B2 de cara, mas isso se deve ao fato de ter morado na Bélgica antes. Estou bastante ansiosa pra mandar o dossiê logo. Uma das tradutoras me pediu 10 dias pra tradução de todos os documentos, porém um simbólico valor de 3 mil reais :S; Só pra constar, meu marido não fala francês e vamos fazer a pontuação mínima para a entrevista, por isso a pressa. Também estamos com medo de mais mudanças em abril! Quero mandar ainda no fim desse mês!!!! Boa sorte pra gente!

      Excluir