quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Países que viajei

Uma das coisas que mais amo nesse mundo é VIAJAR. Eu realmente adoro viajar. Descobri meu prazer em viajar aos 17 anos quando fiz meu primeiro intercâmbio. Foi amor de cara, adoro conhecer lugares diferentes, gente diferente, comer pratos diferentes, enfim, eu realmente amo a troca cultural que uma viagem pode proporcionar. Mas a parte mais triste dessa história de viajar é que não conheço muito do meu próprio país e sabe por que? Porque é caro!!!! Meu sonho é conhecer o nordeste de fora a fora, desde a Bahia até o Maranhão. Tenho família no Sergipe (as tias de mamãe) e penso em um dia passar lá pra conhecer - a família até que conheço um pouco, já vieram pra cá visitar, mas as lindas praias ainda não. E como amo o sotaque, digamos que minha alma é nordestina.
Voltando ao tema viagens, eu conheço muitos países da Europa e poucos da América, e gostaria de dividir um pouco as minhas impressões sobre cada país:

- Alemanha: na Alemanha conheço algumas cidades (Bielefeld, Herford, Koln, Berlin e Heinsberg). Num apanhado geral a Alemanha é linda (novidade) barata pra comer e o transporte ferroviário caro! mas muito eficiente. Marcos morou na Alemanha então eu vivia indo pra lá. Tenho boas lembranças.

- Argentina: só conheço Buenos Aires e amei, um pouco europeia, mas decadente, fui pra lá em 2007. O peso argentino já era desvalorizado, eu posso dizer que curti muito a cidade, moraria facilmente lá e os Argentinos foram muito acolhedores quando falava que era Brasileira. A carne é realmente boa, mas um bife de 300 g de carne e sangrando é MUITO exagero pra mim. Eu prefiro as empanadas!

- Áustria: só conheço Viena e brevemente, mas fui de ônibus de Viena pra Bratislava e garanto que nunca tive vista mais linda do que os campos austríacos! Minhas impressões de Viena são de uma cidade muito organizada, conservada e muito mas muito bonita, acredito que uma das mais belas da Europa.

- Bélgica: o que falar desse país que conquistou meu coração. Eu morei na Bélgica durante um ano e praticamente conheço todo canto do país (ok, a Bélgica é minúscula). É um País um tanto dividido pelas línguas de um lado (menos desenvolvido) fala-se Francês e do outro (mais desenvolvido) fala-se "flamengo" (é o holandês na boa tradução ou dutch em inglês). O país é um caldeirão de nacionalidades (assim como a maioria dos países europeus). Os destaques eu diria que ficam por conta da Cervejas famosas e do Waffle, muito tradicional no país. Outra vantagem é que é um país bem central, com acesso fácil para o resto da Europa. O aeroporto de Charleroi (low cost) foi meu ponto de partida para os mais diversos países do continente.

- Dinamarca: país extremamente em educado, todo mundo fala inglês, caríssimo, com poucos estrangeiros se comparado aos demais países da Europa. Com uma história muito longa e fantástica. Conheci a capital Copenhague e algumas outras cidadezinhas do interior. Prepare o bolso, pois pra comer é bem caro, porém é bem gostosa a comida. Eu que sou uma apreciadora de batata e cortes suínos aproveitei muito!

- Espanha: só conheci Madrid, por falta de $$$, fiquei presa por lá por mais de 10 dias. Lembram do Vulcão Keiwirsfjsafwhatever que explodiu na páscoa de 2010 fechando todos os aeroportos? Pois então, fiquei lá presa. O que mais se destacou, foi a culinária espanhola! Muito frutos do mar e muito pramon da melhor qualidade. E cabe no bolso! Madrid é uma cidade relativamente barata! E o metro de Madrid também é excelente, adorei a cidade no geral.

- Eslováquia: é um lugar que não volto! Conheci Bratislava, cidade pequena (possível de se conhecer em um dia). Tudo foi destruído ou durante a enchente do Rio Danúbio ou durante as Guerras. Eu tive uma experiência ruim com meu hospedeiro (sou adepta a couchsurfing e hostels). Enfim, a única coisa que me recordo da Bratislava é uma espécie de coca cola local que o povo bebe quente e é doce, horrível! Não recomendo, mas valeu pela experiência.

- EUA: Eu morei nos EUA com 17 anos no estado de Nebraska, no meio do nada. Me encontrei na religião metodista (hoje não sigo nada, mas me considero Cristã e católica de batismo), tinha muito prazer de ir a igreja, apesar de que odiava acordar cedo aos domingos. Também desenvolvi meu lado atleta, eu praticava bastante esportes e até emagreci, na contramão de vários outras pessoas que também fizeram intercâmbio lá. O clichê de que todo americano é gordo e burro é totalmente errôneo, a maioria das pessoas era magra e praticava esportes, caça, canoagem etc etc. Mas sim o clichê High School era igualzinho. Eu era a estrangeira da escola, tinha o cara foda que fazia bullying com todo mundo, os rejeitados eram do coral ou da banda, o povo do esporte eram os melhores, e ser cheerleader era o máximo. No geral os EUA é bom pra comprar e comer porcaria!!! ehehehehe. Ah e eu curti também praticar esportes de inverno. Conheci várias cidadezinhas, fui esquiar, fiz snowtubbing (nem sei se é assim que escreve) e de relevante só conheci NY. Foi muito legal, eu moraria lá, mas falta uma coisa Europeia, eu amo o estilo de vida europeu e a culinária! Espero muito que o Quebec me traga essa essência europeia que gosto tanto.

- França: eu particularmente amo a França, amo a língua, a culinária, o hábitos franceses, enfim... sempre fui apaixonada pela França e seu glamour! Porém, o que eu mais lembro da França (principalmente de Paris) são os metros fedidos, fétidos mesmo e a imagem de um sujeito fazendo xixi nas escadas do metro e ele não era nenhum mendigo! Era um homem normal! Além de paris, conheci Lille, uma cidade na fronteira com a Bélgica. Paris foi legal, mas definitivamente é muito convencional e sem surpresas, acabei me sentindo obrigada a ir no Louvre, Champs, Torre etc. Achei meio chato não ter surpresas com a cidade.

- Holanda: Ai a Holanda é muito legal, carnaval em Maastricht é muito bacana! Um ótimo outlet em Roermond, Amsterdam é linda, pequena, acolhedora, cheia de história! E não é só maconha e prostituição. Até isso lá é bem organizado! E flores, flores e bicicletas por todos os lados. Pra quem leu o diário de Anne Frank vale muito a pena. Na época, não entrei na casa da Anne (não tinha lido o livro ainda, era caro 15 euros se não me engano e a fila era MUITO GRANDE tipo de dobrar o quarteirão! E tem mais algumas cidadezinhas que conheci, mas essas três foram as mais marcantes.

- Hungria: Conheci Budapeste, cidade espetacular, cheia de história, lindíssima, com uma culinária peculiar e quente, tipo quente igual o Brasil no verão! Vale muito a pena, tem muitas piscinas para frequentar, eu voltaria lá com certeza!

- Inglaterra: Conheci Londres, é também o clichê de sempre, big ben, castelo, troca de guardas, london eye, bairros famosos etc etc. Mas diferente de Paris o metrô é ótimo a Oxford street realizou meu desejo consumista, a melhor PRIMARK que eu já fui, a mais completa.Vale a pena também visitar o British Museum que a entrada é gratuita e deixar a esquerda das escadas rolantes sempre livres para evitar atropelamentos, e claro: "please mind the gap", acho que nunca vou esquecer essa frase.

 -Irlanda: bonita, sotaque carregado, cidade jovem, cheia de brasileiros e Guiness não é nada boa! As lembranças de Dublin são as portas coloridas e os Pubs que são muito legais. Quem curte vida noturna é uma cidade altamente recomendada!!!

- Itália: super clichê também, até o povo mal educado tem! Tem comida boa e barata, o povo fala gritando, os homens são tarados (ok estava viajando eu e uma linda amiga Brasileira), o trânsito é uma bagunça e o metro de Roma é pequeno e bagunçado. A minha cidade favorita foi Florença. Acho que porquê não sabia muito o que esperar da cidade. Comi uma das melhores pizzas da minha vida e Florença é tão linda que parecia que eu fazia parte de um filme italiano. Ok Roma é linda mas totalmente clichê, mas é legal por ser parte da História. Conheci no total: Roma, Pisa, Florença, Padova, Milão e Veneza.

- Luxemburgo: pequeno, caro mas LINDO, muito lindo mesmo, com feiras na rua, com montanhas maravilhosas, um cenário espetacular! Vale a pena passar pelo menos um dia por lá! Ah e encontrei muitos portugueses por lá.

- República Tcheca: lugar também surpreendente, muita história e beleza, só conheci praga e foi uma grata surpresa. Os cristais são surpreendentes e lindos, a comida é barata e os melhores lugares são underground literalmente, portinha que dão pra restaurantes subterrâneos.

- Suécia: só conheci Malmo, pois estava em Copenhague e aproveitei pra dar uma esticada. Foi o lugar favorito da minha mãe. é bem bonita mesmo, com parques, centrinho, enfim, vale a pena, mas um dia tá bom demais, eu curti mas foi um pouco mais do mesmo. Arquitetura semelhantes com outras praças centrais. Acabei comendo Burger King mesmo, estava morrendo de fome e não tava a fim de comer batata ou procurar alguma coisa legal pra comer, fui de Burger mesmo, que no fim era bem bom, um pouco diferente do que temos aqui.

- Vaticano: meio óbvio né, se você conheceu Roma, com certeza conheceu a cidade-estado do Vaticano. O museu do Vaticano é lindíssimo, a capela Sistina é pura história e tem muitas lembrancinhas barata! Só lembro que fui um dia pra lá e fui barrada por estar de shorts. Então lembre-se se de ir de calça e camiseta, nada de regata. O melhor do Vaticano e Roma no geral, são as  fontes de água espalhadas por todo lugar. Foi muito bom, pois tinha água fresquinha e grátis o dia todo. Fazia um calor absurdo, eu faltava tomar banho nessas fontes.

Esse são as impressões que tive dos países. Nas minhas férias acho q vou pra Europa novamente e eu queria ir pra um lugar diferente, mas ainda não sei muito bem o que quero fazer. E também estou namorando uma ida pra Montevidéu no Reveillon, está mais barato que nordeste (claro, tudo no melhor estilo viajante low profile). O nordeste vai ficar mais uma vez pra história! Que bosta de país caro esse Brasil, mais barato ir pro Uruguay do que pra Recife.

Abraços

Rita







4 comentários:

  1. Oi Rita, ler seu post fez eu reviver um pouco minhas viagens. E na Europa, os dois ultimos destinos que mais gostei foram Londres e Amsterdam. Alias, Amsterdam é uma cidade surpreendente! E realmente, não é só drogas e sexo, mas até isso é feito de forma civilizada. Os museus, a historia, fui na casa de Anne Frank e sentir a historia é de um sentimento indescritível. Londres tb tem um ar que me cativou. E fazendo um pequeno paralelo de Londres com NY, as duas tem museus e comércios fantásticos, mas pra mim são opostas... Eu não gosto do povo de NY e me senti bem acolhido pelo povo de Londres (como turista). Único porem foi a imigração, que perguntou tanta coisa... queriam saber até o pq de eu ter um visto canadense no meu passaporte...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom ler suas impressões da Europa! =]

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rita! Legal ver as impressões de outras pessoas sobre alguns países que conheci (e não, não fui a tantos como você... ainda hehehe). A Bélgica é meu próximo sonho de consumo, embora provavelmente eu vá demorar a ir lá. E eu infelizmente não curti Praga. Talvez tenha sido a minha expectativa, talvez tenha sido o tanto de turistas, a ponte Carlos em reforma com aquele bando de camelô amontoado, mas não tive uma experiência boa. Falo pra todo mundo que tenho que voltar lá porque não é nem a Praga que eu imaginava e nem a que eu escuto todo mundo falando tão bem hehehe.

    Obrigado pela visita lá no blog e boa sorte no processo!
    Doug
    http://jornadaparaonorte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pode ser Doug, pois Praga, pra mim foi fantástica!!!!
    E se precisar de dicas da Bélgica eu tenho VÁRIAS. É um país pouco explorado turisticamente e é muito rico em história, muito lindo, acolhedor e com muito mais coisa do que se imagina! Eu sei que sou suspeita pra falar mas a Bélgica vai muito além de Bruxelas e Brugge. A Bélgica é fantástica, eu aconselho todo mundo a passar por lá! Fico muito brava como não há um vôo direto SP-BRXL.

    ResponderExcluir